Pergunta:
Em frases como «Joana não gosta de sair com as filhas muito enfeitadas», «Nunca fica em casa com o marido bêbado», «Prefiro assistir ao filme com minha namorada atenta», qual poderia ser a classificação sintática de «muito enfeitadas», «bêbado» e «atenta»?
Obrigado.
Resposta:
As construções apresentadas são muito curiosas porque nelas está presente uma relação entre um sujeito semântico e um predicado sem que exista a mediação de um verbo copulativo1. Assim, os constituintes «as filhas», «o marido», «minha namorada» funcionam como sujeito semântico (e não gramatical, note-se), na medida em constituem a entidade sobre a qual o predicado faz um comentário, «muito enfeitadas», «bêbado» e «atenta», respetivamente. Os constituintes nos quais está presente esta relação são, deste modo, equivalentes aos que se apresentam de seguida:
(1) «as filhas estão muito enfeitadas»
(2) «o marido está bêbado»
(3) «a minha namorada está atenta»
Estamos, assim, em presença de uma predicação secundária, uma vez que a predicação principal se associa em cada frase ao verbo nuclear gostar, ficar ou preferir. Note-se que as predicações secundárias se caracterizam por não serem mediadas por um verbo copulativo, como se disse anteriormente.
A situação descrita tem lugar com sintagmas introduzidos pela preposição com, tal como se dá conta na Gramática do Português: «Outro contexto não oracional em que pode ocorrer uma predicação de base adjetival ou nominal sem verbo copulativo é como complemento da preposição com, num sintagma preposicional com a função de adjunto adverbial e que significa algo como ‘dada a situação x’ ou ‘por causa da situação x’»2.
Embora não tenhamos identificado uma proposta de classificação sintática para os constituintes predica...