Textos publicados pela autora
O uso da locução «por mais de»
Pergunta: É possível dizer «vivo aqui por mais de cinco anos» enquanto sinónimo de «vivo aqui há mais de cinco anos»? Sei que é correcto dizer «vivi aqui por mais de 5 anos», mas não estou certa se posso aplicar «por mais de» a frases no presente.
Obrigada.Resposta: Com o verbo flexionado no presente do indicativo, a frase apresentada não é aceitável.
A locução «por mais de» é muito frequente com verbos que regem a preposição por e que têm na sua semântica um valor de duração, como acontece com o verbo...
A classificação de os em «comportamentos como os dos humanos»
Pergunta: Em «com animais que falam e têm sentimentos e comportamentos como os dos humanos», os é um pronome pessoal ou demonstrativo?Resposta: A análise da natureza da palavra os está dependente do quadro teórico em que é feita.
Assim, no âmbito da gramática tradicional, o, a, os, as é considerado um pronome demonstrativo que, de acordo com Cunha e Cintra, se usa nos seguintes casos: «quando vem determinado por uma oração ou, mais raramente, por uma expressão...
As diferenças entre aviso, comunicado e anúncio
Pergunta: Gostava que me ajudassem a entender as diferenças entre aviso, comunicado e anúncio.
ObrigadaResposta: Nalguns contextos, sobretudo de maior informalidade, os três termos podem ser usados como equivalentes. Não obstante, poderão, em termos particulares, as palavras referir sentidos como1:
Aviso – documento que dá a conhecer uma situação; regra a seguir;
Comunicado - Comunicação emanada, geralmente de instâncias superiores, com um caráter oficial, destinado a...
O futuro do subjuntivo referido a situações improváveis
Pergunta: Estou a tentar encontrar uma explicação para a utilização do futuro subjuntivo em situações em que o evento não é provável.
Da minha pesquisa, a maioria dos locais que procurei têm uma definição semelhante a esta: «O futuro subjuntivo é utilizado para casos: acções que são prováveis, mas que ainda não ocorreram.»
Mas depois é aceitável numa frase como: «Se eu ganhar uma lotaria, vou construir uma mansão.»
Ganhar a lotaria não é uma possibilidade provável mas ainda assim o futuro subjuntivo é aceitável aqui. Não será...
O aspeto imperfetivo em «ele pintava uma aguarela»
Pergunta: Após ler em vários suportes sobre o aspeto verbal, continuo com algumas dúvidas:
a) quando, por exemplo, se afirma que o aspeto gramatical imperfetivo «apresenta a situação expressa pelo enunciado como ainda em curso e não concluída», por exemplo «O Ricardo pintava uma aguarela» (Aura Figueira, 24 de outubro de 2017, in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, consultado em 03-10-2021), parece haver uma contradição; pois pela afirmação «a situação está e ainda em curso e não concluída», depreende-se que está em...
