A palavras férias deriva do latim feriae, que era o termo usado para designar os dias em que os romanos não trabalhavam por razões religiosas. Atualmente, em português, este conceito é expresso em parte pela palavra feriado, que pertence à mesma família de férias.
Curiosamente, a palavra latina feriae fica também associada, no latim vulgar, a mercado ou feira, o que se deverá ao facto de que os dias de festas religiosas eram também aproveitados para a realização de eventos comerciais, ou seja, de feiras, palavra que se formou a partir de feriae com a metátese do /i/que passou a ser colocado antes do som /r/.
Férias tem também uma forma singular na palavra féria, que adquiriu outros sentidos como o de salário diário ou soma de salários de uma semana ou de uma quinzena. Féria pode ainda designar um dia da semana.
Em tom jocoso, poderíamos afirmar que as desejadas férias não terão lugar sem a devida féria. Se tudo estiver no devido lugar, o equilíbrio não faltará.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Férias e Féria]
Crónica da professora Carla Marques na sua rubrica emitida no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 1 de agosto de 2021.