Textos publicados pela autora
Pronome demonstrativo seguido de pronome relativo: «Era isso o que...»
Pergunta: Na frase «Era isso o que estava a manter o pensamento no lugar», é um erro o uso do artigo definido o antes de que? Se sim, qual é a regra que fundamenta isso?
Obrigada.Resposta: O uso de o antes de que não é um erro, pelo que a frase apresentada é correta.
Estamos perante uma construção relativa particular introduzida pela locução relativa «o que», que pode ser usada em situações em que retoma uma oração anterior, como em (1):
(1) «Ele queria...
Coesão: «Um..., o outro»
Pergunta: Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido!
Tenho uma questão... no excerto:
«Portugal tem dois vizinhos: o oceano Atlântico e a Espanha. Um deles foi visto durante muito tempo como uma opção arriscada, traidora e perigosa, o outro era líquido.»
Numa questão apresentada em aula, considerou-se que, ao recorrer a "um deles" e a "o outro", se punha em evidência a coesão interfrásica.
Esta análise é a correta? Se sim, por que razão?
Muito obrigada pela atenção dispensada!Resposta: No caso em...
«Aqui compra-se os melhores fatos» ou «Aqui compram-se os melhores fatos»?
As especificidades de se
Neste apontamento, a professora Carla Marques analisa as diferenças entre duas frases: «Aqui compra-se os melhores fatos» ou «Aqui compram-se os melhores fatos». (Difundido no programa Páginas de Português, da Antena 2)...
O verbo combater
Pergunta: Recentemente estive lendo o Dicionário prático de regência verbal de Celso Pedro Luft (um bom livro!).
Lá, deparei-me com um caso curioso: o verbo combater podendo ter dois "objetos indiretos".
O autor diz que o verbo é transitivo indireto e cita as preposições com, contra, por e a locução prepositiva «a favor de»...
Depois disso, observei uma frase:
«Combati contra José pela liberdade.»
Temos, na frase...
O verbo ir num verso de Camões: «Vai fermosa e não segura»
Pergunta: No vilancete camoniano “Descalça vai para a fonte”, no verso «vai fermosa e não segura», o constituinte «fermosa e segura» é classificado como predicativo do sujeito, o que confundiu os alunos, dado que o verbo ir seleciona complemento oblíquo, como no 1.º verso: «… vai para a fonte».
Agradecia a vossa explicação, porquanto as gramáticas que consultei não foram esclarecedoras.Resposta: Com efeito, o constituinte «fermosa e segura» pode ser considerado um caso de predicativo do sujeito...
