Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Ensino
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Projeto visa facilitar a integração em Portugal

RTP Ensina lançou oficialmente em 8 de maio de 2022 as aulas de #EstudoEmCasa com a Ucrânia, numa iniciativa conjunta do Ministério da Educação e da RTP com a finalidade de facilitar a integração das crianças e dos jovens ucranianos em Portugal.

A avaliação na disciplina de Português é o tema

Associação de Professores de Português (APP) realiza nos dias 9 e 10 de julho de 2021, em Chaves (auditório do Centro Cultural), o seu 14.º Encontro Nacional, subordinado ao tema  Português: avaliação na aprendizagem.

Aulas para alunos estrangeiros em 2019-2010

Estão abertas as inscrições nas aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE) da Ciberescola da Língua Portuguesa, no ano letivo de 2019-2010. Mais informações, em inglês, na imagem ao lado nos Cibercursos da Ciberescola e no Facebook.

Portuguese Classes at Ciberescola da Língua Portuguesa 2019/2010. Further information here.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Nesta semana, são temas centrais dos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa*: as perguntas quotidianamente feitas sobre a língua portuguesa e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita perante os desafios da era digital.

Língua de Todos, emitido na RDP África – na sexta-feira, dia 13 de setembro, às 13h20, com repetição no dia seguinte, sábado, dia 14 de setembro, depois do noticiário das 09h00 – e  Páginas de Portuguêsna Antena 2, no domingo, dia  15 de setembro, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 21 de setembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Balanço do ano letivo de 2018/2019 do ensino de PLNM e PLE

A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa terminaram as atividades letivas referentes a 2018/2019. Foram envolvidos  perto de 150 alunos, nestas  duas plataformas dinamizadas pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Curso de português para imigrantes e refugiados na Universidade de São Paulo

Num mundo em que a situação de refúgio tem sido recorrente e onde o fenómeno de migração é uma realidade, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, no Brasil, promove cursos de língua portuguesas para pessoas refugiadas  e imigradas no país de forma a que estas se integrem mais facilmente no país, sendo que para isso o domínio da língua do país de acolhimento é uma grande ajuda. Neste caso em concreto, a FFLCH vai abrir inscrições para um curso avançado de conversação e escrita de língua portuguesa. 

 

Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da UNL acolhe em junho a 12.ª edição da ARLE

A 12.ª edição da International Association for Research in L1 Education (ARLE – Associação Internacional para a Investigação em Ensino de L1), realiza-se em Lisboa, de 24 a 28 de junho de 2019, com organização do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, .

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A necessidade de os professores do ensino básico aprofundarem o conhecimento da gramática e o desenvolvimento das competências de escrita na escola são os temas centrais nos programas* que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, na presente semana.

* Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 15 de fevereiro, 13h15, com repetição no sábado, dia 16 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00. Páginas de PortuguêsAntena 2, 17 de fevereiro, 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 23 de fevereiro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

A Ciberescola, através de protocolo efetuado com a Direção-Geral da Educação (DGE), inicia em janeiro de 2013 o projeto de ensino em regime de b-learning a alunos estrangeiros do ensino básico a frequentar escolas portugues...

O Governo britânico não quer imigrantes que não saibam falar inglês. Assim, os desempregados que não dominem a língua têm de mostrar que a estão a aprender ou poderão perder subsídios do Estado.
A falta de conhecimentos de inglês é muitas vezes um problema para as minorias étnicas na Grã-Bretanha — cerca de 40 mil desempregados apontam-na como barreira na procura de emprego.