A formação de professores do ensino básico e o desenvolvimento de competências de escrita entre alunos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A formação de professores do ensino básico
e o desenvolvimento de competências de escrita entre alunos
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
500

♦ Todos reconhecem a importância dos primeiros anos de escolaridade para incentivar os alunos a adquirir hábitos de análise e reflexão, cabendo aos professores terem boa preparação para enfrentar o desafio dessa tarefa. Este é o tema central do programa Língua de Todos* (emitido pela RDP África), numa entrevista com a professora Cristina Vieira da Silva, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, do Porto, sobre a formação de professores de português do 1.º e 2.º ciclos do Básico e a necessidade de os dotar de profundos conhecimentos de gramática.

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 15 de fevereiro às 13h15, com repetição no sábado, dia 16 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.

♦ O conhecimento explícito da língua é indispensável para o domínio da língua escrita. O Páginas de Português** (na Antena 2) aborda esta questão numa conversa com a professora Mariana Oliveira Pinto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sobre a relação entre a compreensão do funcionamento da língua e o desenvolvimento de competências de escrita.

** Páginas de Português, emitido na Antena 2, no dia 17 de fevereiro, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 23 de fevereiro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.