Dúvidas linguísticas do dia a dia e as competências da leitura e da escrita na era digital - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Dúvidas linguísticas do dia a dia
e as competências da leitura e da escrita na era digital
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português
126

♦ O programa A Língua de Todos é o território do idioma comum, das suas variantes, das muitas perguntas que se podem fazer ao corpo vivo da língua portuguesa. Esta semana, a proposta é uma viagem breve sobre algumas dúvidas que surgem no dia a dia, com a professora Sandra Duarte Tavares, colaboradora do Ciberdúvidas. Há sempre muitas questões, como por exemplo esta: «Qual a diferença entre neologismos, estrangeirismos e empréstimos?» A Língua de Todos vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 13 de setembro, pelas 13h20* (com repetição no sábado, dia 14 de setembro, depois do noticiário das 9h00*).

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos disponível, posteriormente, aqui

♦ Multiplicam-se as plataformas e os recursos eletrónicos para o desenvolvimento de competências linguísticas e culturais, entre elas, por exemplo, as da literacia. Importa, pois,  mencionar o lançamento do sítio eletrónico do Clube de Leytura com o qual a editora Leya pretende facilitar e promover em Portugal o acesso das famílias aos livros e à leitura. Sobre este projeto, bem como acerca da leitura e da escrita na era digital, o Páginas de Português, transmitido pela Antena 2 no domingo, dia 15 de setembro, às 12h30**, entrevista Pedro Sobral, das edições gerais do Grupo Leya, e o poeta e crítico António Carlos Cortez.

** Com repetição no sábado seguinte, 14 de setembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.