Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar?
Neste caso concreto, a palavra olhar integra a classe dos substantivos ou nomes comuns. Para compreendermos como tal é possível, teremos de saber que, do ponto de vista morfológico, tem lugar um fenómeno designado como transcategorização, que é um processo através do qual as palavras, em circunstâncias específicas, mudam de classe. Este é um caso particular de formação de palavras que recebe o nome de conversão, e que também é conhecido como derivação imprópria.
É por meio deste processo de conversão que a palavra olhar, que originalmente pertence à classe dos verbos, migra para a classe dos substantivos, como acontece em «O olhar é decisivo». Esta mudança de classe é muito curiosa porque a palavra também muda o seu comportamento. Ao assumir-se como um substantivo, olhar assume as características dos elementos desta classe, passando a ser compatível com o artigo definido, algo impossível para um verbo. Passa a ser possível dizer-se «o olhar». Esta palavra passa também a admitir uma forma plural, como qualquer nome. Aceita, assim, ser flexionada, como se comprova pela possibilidade de dizer «os olhares», forma inexistente na classe dos verbos.
Note-se ainda que este processo de conversão pode acontecer com palavras pertencentes a diferentes classes, como se verifica com advérbios como sim («ela deu o sim»), como prós e contras («vamos ouvir os prós e os contras») ou com a conjunção senão («há aqui um senão»).
Na gramática como na vida a capacidade de adaptação a novas situações permite sempre evolução e transformação.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: CarlaMarques_Conversão]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 5 de dezembro de 2022.