DÚVIDAS

A conversão de como em substantivo

«Na medida em que o professor entrar em contato com a razão de ser de sua existência, haverá influência direta sobre o como desempenha suas funções, sobre o como busca crescimento pessoal nas demais dimensões, humano-interacional, afetiva, ética, técnica e estética.»

Os senhores poderiam me ajudar a entender essa forma de usar a palavra como? Será que está se referindo à forma de fazer algo?

Desde já agradeço vossa atenção.

Resposta

Como é habitualmente classificado como advérbio e conjunção. Contudo, no contexto em análise, está usado como se fosse um substantivo, sinónimo de modo, maneira, ou forma. Estas palavras podem substituí-lo no contexto em análise, com pequenas alterações sintácticas; exemplos:

a) substantivos modo, maneira, forma seguidos de como enquanto advérbio: «... haverá influência direta sobre o modo como desempenha suas funções, sobre o modo como busca crescimento pessoal...»

b) os mesmos substantivos seguidos de oração de infinitivo: «... haverá influência direta sobre o modo de desempenhar suas funções, sobre o modo de buscar crescimento pessoal...»

O Dicionário Houaiss refere-se a esta conversão, anotando que «como, antecedido pelo artigo o, é freq[uentemente] substantivado em frases do tipo: "o c[omo] e o porquê de todo o debate"».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa