DÚVIDAS

Sobre a derivação imprópria

Celso Cunha diz na gramática dele que ocorre derivação imprópria (conversão) quando, entre outras coisas, um substantivo pelo contexto se torna adjetivo; ex.: em «Comprei calças rosa para ele», rosa é adjetivo. No entanto, inúmeros sites de língua portuguesa colocam exemplo semelhante como rosa sendo substantivo, apesar de ter valor adjetivo. O que eu quero saber é simples: rosa é substantivo ou adjetivo e por quê?

Grato.

Resposta

A derivação imprópria (ou de conversão) é o processo de formação de palavras que não implica qualquer alteração formal nas palavras, na medida em que apenas ocorre alteração da classe gramatical da palavra. Na derivação imprópria as palavras mudam de classe gramatical sem sofrer modificação na forma, por exemplo:

a) «Comprei umas calças rosa.»

b) «Esta rosa é vermelha.»

Na primeira frase a palavra rosa é adjectivo porque qualifica, dá um atributo ao substantivo calças, enquanto na segunda frase é substantivo, uma vez que se pode antepor o determinante demonstrativo esta à palavra rosa.

Processos morfológicos de formação de palavras

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa