O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
A influência cultural da música em português

«[...] O Brasil é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da indústria musical em português», afirma a linguista Edleise Mendes na crónica que escreveu e leu para o programa Páginas de Português de 30 de maio de 2021, na Antena 2.

 

Na imagem, Músicos, de Carybé (1911-1997).

Conversa de merda
A derivação no campo lexical da escatologia

«“Merdar” faz falta por ser explícito. Dizer que "se vai fazer merda" é invocar outra ordem de assuntos. O que se há-de fazer?» Interroga-se, em tom jocoso, o escritor Miguel Esteves Cardoso, acerca da derivação de palavras no campo lexical da escatologia (ou seja, da «alusão aos temas das fezes, da imundície, da obscenidade», conforme definição da Infopédia).

Crónica incluída no jornal Público em 25 de maio de 2021.

Morram as pandemias!
Verbo no presente do conjuntivo ≠ interjeição

A questão à volta da flexão do presente do conjuntivo do verbo viver seguido de um substantivo no plural retomada neste texto da professora Maria Regina Rocha, suscitado pelo título de uma crónica do provedor do leitor do jornal Público, do dia 1 de maio de 2021: Vivam as pandemias!

 

 

O adjetivo <i>preto</i>
Da cor à ideologia

Na sua crónica divulgada no programa programa Páginas de Português, a professora Carla Marques aborda os significados do adjetivo preto, desde a sua relação com a cor às ideologias que pode veicular na comunicação: uma reflexão motivada pela polémica suscitada em Portugal, por causa de uma notícia da agência Lusa em que uma deputada foi identificada pela cor da pele.

 
*Crónica emitida no programa Páginas de Português, na Antena 2, do dia 23 de maio de 2021.

 

Línguas e desenvolvimento
O lugar e função da língua portuguesa no mundo
A língua portuguesa e a UE
A evolução e o pluricentrismo da língua portuguesa

«Quando se fizer a história da língua portuguesa das últimas décadas, obrigatória será a menção ao enriquecimento que o seu léxico conheceu graças à adesão de Portugal à UE e ao trabalho constante dos funcionários do Departamento de Língua Portuguesa», afirma a professora universitária e linguista Margarita Correia, no seu artigo a propósito da celebração do Dia da Língua Portuguesa na União Europeia. 

 

*Artigo publicado no Diário de Notícias em 10 de maio de 2021.

Anda tudo a falecer
A proeminência de falecer face a morrer

O cronista Miguel Esteves Cardoso dedica a sua crónica ao verbo falecer, tornado modismo com uma amplitude tal que parece ocupar todos os espaços do verbo morrer.

 

*Crónica publicada no jornal Público em 8 de maio de 2021. (mantém-se a ortografia de 1945, seguida no original).

Vulnerável
Um adjetivo na pandemia

Os significados do adjetivo vulnerável em situações comuns e no contexto da pandemia são explorados pela professora Carla Marques na sua crónica difundida no programa Páginas de Português, da Antena 2 (de 9 de maio de 2021).

Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2021
Um idioma multifunções

Seleção de textos jornalísticos publicados em Portugal para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2021.

Uma língua que cresceu 27 vezes
O interesse pelo português no passado e na atualidade

«Será possível (...) que as empresas portuguesas não tenham vantagem em poder usar uma língua que é falada por países que juntos equivalem ao sexto PIB na hierarquia das potências económicas?» Pergunta o jornalista Leonídio Paulo Ferreira na reflexão com que assinala o Dia Mundial da Língua  Portuguesa de 2021, publicada no Diário de Notícias em 5 de maio de 2021, e aqui transcrita com a devida vénia.

Ler também Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2021 (07/05/2021).