1. Discurso direto
Se o texto literal for inserido com verbos de fala ou dicção, como dizer, afirmar, declarar, manifestar, etc. Neste caso, a citação é colocada entre aspas, maiúscula e precedida de dois pontos: Marcelo Rebelo de Sousa referiu:
“Eu andei a pregar no deserto durante umas semanas ou meses acerca da utilidade das máscaras e, dois meses depois, concluía-se que eram fundamentais”. Ou: Marcelo Rebelo de Sousa declarou: “Dois meses antes eram desnecessárias e contraproducentes”.
O que está entre aspas deve ser exatamente o que o protagonista disse ou escreveu.
O verbo introdutor do discurso direto também pode ser colocado a seguir à citação e, neste caso, é separado por uma vírgula:
“Eu andei a pregar no deserto durante umas semanas ou meses acerca da utilidade das máscaras e, dois meses depois, concluía-se que eram fundamentais. Dois meses antes eram desnecessárias e contraproducentes", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
Por fim, principalmente quando a citação ocupa vários parágrafos, o verbo pode ser inserido entre as linhas:
“Eu andei a pregar no deserto durante umas semanas ou meses acerca da utilidade das máscaras e, dois meses depois, concluía-se que eram fundamentais", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, “dois meses antes eram desnecessárias e contraproducentes”.
Ao contrário da narrativa, na linguagem jornalística as citações são fechadas com aspas no final de cada parágrafo e reabertas no início do próximo.
2. Discurso indireto
As palavras textuais não são reproduzidas, mas sim o que é dito ou escrito pelo locutor é explicado, geralmente com o apoio da partícula que, portanto, não são utilizadas aspas ou dois pontos:
Marcelo Rebelo de Sousa declarou que andara a pregar no deserto durante umas semanas ou meses acerca da utilidade das máscaras e, dois meses depois, concluía-se que eram fundamentais.
3. Discurso misto
Do ponto de vista informativo, pode ser relevante destacar que uma determinada palavra, expressão ou mesmo frase não é do jornalista, portanto, é muito utilizado um sistema misto em que a frase é escrita como se fosse uma citação. Trata-se do discurso indireto, mas as partes que são citações literais são citadas.
Nesse caso, a estrutura gramatical resultante ainda é citação indireta, portanto é necessário preservar a sintaxe e o significado:
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, assim, estar "muito esperançado" de que a vacinação dos jovens de 16 e 17 seja rápida para que se chegue "àquilo que ainda não é para agora".