Com a conivência da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) — o organismo oficial em Portugal regulador do exercício do jornalismo em Portugal, com obrigações acrescidas pelo (bom) uso do idioma pátrio nos media nacionais –, anunciou-se o lançamento de um novo projeto concorrente com a CNN Portugal¹ e com a SIC Notícias, no segmento dos canais de informação.
A deliberação, autorizada pela ERC, revoga uma deliberação do regulador de dia 10 de abril, que não chegou a ser efetivada. Nesta, era autorizado «o exercício da atividade de televisão através de um serviço de programas temático, de cobertura nacional e acesso não condicionado com assinatura, denominado Canal 9.»
O nome, que deu entrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 20 de fevereiro com um pedido de registo, pressupunha que seria esta a posição ocupada pelo novo projeto do grupo também dono da CMTV, do Jornal de Negócios ou do Record, o que pode não se confirmar em todos os operadores.
O lançamento do News Now, ainda sem data completamente fechada, pode avançar ainda antes do verão. O comentário e os espaços de frente a frente serão uma das apostas do canal, que contará com o ex-primeiro-ministro António Costa como comentador, do cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal, responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023 e ex-presidente do Grupo Renascença Multimédia como comentador. A jornalista Judite de Sousa, que já integrou os quadros da CMTV, é outro dos nomes apontados como um dos rostos do novo canal, ela que já tinha batido com a porta de uma das associadas da novel News Now igualmente anglófila q.b.
Dúvida acrescida: será que vão todos fazer jus ao nome, falando em inglês?...
1 CNN Portugal só de nome, valha a verdade, tantas as escusadas cópias do original norte-americano nos respetivos separadores e espaços informativos — do Breaking News até ao Latest News e ao CNN Prime Tiime, mais os GTI Plus e o Teach For Portugal.
In plataforma SAPO, 17 de março de 2024.