Com o verão de 2020 a chegar ao fim, foram muitos os que, em Portugal, regressaram de férias, não só para retomar a rotina, mas para também, no meio da pandemia de covid-19, enfrentar o chamado «novo normal», por exemplo, numa ida às compras. E, ao encontro da clientela, um supermercado anuncia um novo horário a entrar em vigor a partir de dia 1 de setembro.
O aviso que se vê na imagem é conciso, sem rodeios, e está afixado em lugar de destaque, o que nos levaria a acreditar que funcionou como deve, com competência. No entanto tal não aconteceu realmente, porque faltou o rigor na escrita deste pequeno texto, funcional, certamente, mas altamente lesivo para o prestígio de quem vende e para a literacia de quem compra.
Então, vejamos: primeiro, deparamo-nos com a locução prepositiva a partir incorretamente aglutinada como apartir; depois, em lugar de às, com acento grave, na expressão das horas («às 8h30», «às 22h»), temos dois ás, com acento agudo, totalmente errado nesse contexto. Por fim, é ostensivo o descuido na pontuação: afinal, em vez de um ponto e vírgula, muito mais adequada seria a vírgula depois do vocativo «Estimado cliente»; além disso, a vírgula depois de «fins de semana» não carece de espaço à esquerda.
Nem mesmo os supermercados, concluímos, podem descurar as regras de escrita.