1. Em Portugal, as notícias sobre o desvio do avião egípcio para Chipre levaram, pelo menos, a SIC a referir e escrever «"o" Chipre». Trata-se de um erro – recorrente –, porque o nome deste país não tem artigo definido; deve, portanto, dizer-se ou escrever-se «para Chipre», «em Chipre», «de Chipre» ou simplesmente «Chipre». Entre respostas e artigos em arquivo no Ciberdúvidas, recomendamos a (re)leitura de «Em Chipre», e não «no Chipre», "O" Chipre, Morra o Chipre, viva Chipre, Pobre Chipre!.
2. Falando ainda de televisão, o Pelourinho apresenta dois apontamentos a respeito dos muitos tropeções linguísticos que, em Portugal, os canais televisivos propagam por todo o país e registam depois incólumes nos seus arquivos em vídeo:
– em Porquê "algeriano"?!', recorda-se que, em português, se diz e escreve Argélia, cujo gentílico é argelino ou argeliano (mas nunca "algeriano");
– em Um encontrão... frontal, pede-se de novo mais cuidado com o tão cansativo erro de confundir «ir ao encontro de» com «ir de encontro a».
3. O consultório regressa à poesia de Fernando Pessoa (1888-1935) e dos seus heterónimos para comentar um caso de paradoxo («conhecimento antecipado de coisa-nenhuma»), além de incluir dúvidas sobre a sintaxe de abnegação e discernir. E qual é o uso mais correto da construção «a maioria de...»: «a maioria das pessoas vive», ou «a maioria das pessoas vivem»?
4. Finalmente, uma chamada de atenção para o programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 1 de abril (às 13h15* na RDP África; repete no sábado, 2 de abril, depois do noticiário das 9h00*), que aborda a notícia segundo a qual o Brasil tenciona retirar dos curricula do seu sistema de ensino alguns dos autores canónicos da língua portuguesa, medida que abrange os escritores e poetas de Portugal. O Língua de Todos, em demanda das razões, dos factos e dos enquadramentos, conversa com a professora Begmá Tavares Barbosa, assessora para a língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular do Brasil. O Páginas de Português de domingo, 3 de abril (pelas 11h30*, na Antena 2), entrevista a professora Maria José Grosso sobre a conferência internacional Ensino e Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira: o percurso na China, que se realiza em Macau nos dias 8 e 9 de abril de 2016.
* Hora oficial de Portugal continental.