1. No âmbito da lusofonia, assistimos à expansão do ensino da língua portuguesa na China e vemos o português a ser motivo de reunião de cinquenta e quatro artistas de países de língua portuguesa, numa exposição intitulada “Frente. Verso. Inverso — Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa nas Coleções em Portugal”, a decorrer na galeria da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.
2. Das palavras usadas inadequadamente no mundo do futebol à consagração dicionarística do verbo desmoer: dois artigos que convidam à reflexão sobre a língua que usamos, e vemos e ouvimos usar, na rubrica O nosso Idioma.
3. «Faz de conta» escreve-se ou não com hífen? A sigla VIH usa-se ou não com artigo definido? Como distinguir «tal como» de «tais como»? E adotante de adotivo? Coloca-se vírgula antes de para? E ainda a locução «a conselho de» e uma relativa complexa numa tradução do texto bíblico. Estão são as novas questões disponíveis no Consultório.
4. Na RDP África, no programa Língua de Todos, a professora Ana Maria Martinho fala sobre a língua portuguesa em Moçambique e a valorização das línguas bantas (sexta-feira, dia 21 de setembro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 22/09).
O programa Páginas de Português, da Antena 2, passa uma entrevista com a professora Luiza Cortesão, presidente do Instituto Paulo Freire Portugal, sobre experiências de alfabetização. O programa irá para o ar no domingo, 23 de setembro, às 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 29/09, pelas 15h30).
* Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português ficam disponíveis posteriormente aqui e aqui. Hora oficial de Portugal continental.