O feminino de procurador-geral - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
O feminino de procurador-geral
O feminino de procurador-geral
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 862

A propósito da recente nomeação, em Portugal, da nova procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal (na foto), uma resposta da atualização deste dia explica as subtilezas do género gramatical das designações de cargos públicos; uma questão leva a esclarecer o paradoxo da expressão «quatro cantos do mundo», que se refere a um globo; e, nas demais respostas, dirimem-se dúvidas sobre sintaxe e morfologia. No Pelourinho, o jornalista Wilton Fonseca comenta o uso do verbo mitigar pelo ministro das Finanças português, Vítor Gaspar.

Prossegue a campanha de ajuda ao Ciberdúvidas, sobre a qual podem ser solicitados esclarecimentos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com. A todos – e em particular aos amigos que já disponibilizaram o seu generoso apoio ao Ciberdúvidas –, os nossos agradecimentos.

Está disponível gratuitamente o Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos, que permite a dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) aprenderem reciprocamente as línguas que cada um domina. Consulte a informação completa aqui.

Na Ciberescola-Cibercursos da Língua Portuguesa, os cursos em linha de Português Língua Estrangeira, níveis B1 (intermédio) e C1 (avançado), vão começar no dia 2 de novembro, e as inscrições estarão abertas até esta data. Mais pormenores aqui.