As comemorações do 25 de Abril de 1974, data de grande significado histórico em Portugal e nas suas então colónias em África, coincidem no presente ano com as dos 40 anos das respetivas independências* e a afirmação, nesses países, do português como idioma oficial comum, em toda a sua diversidade e caraterísticas próprias. Diversas iniciativas assinalam as efemérides, de que salientamos dois exemplos:
– a realização em Benguela, entre 7 e 9 de maio p. f., do Colóquio Internacional das Línguas Nacionais, uma iniciativa do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, que, além de ser o primeiro evento em Angola sobre a normalização das línguas africanas nacionais, também pretende marcar a comemoração do 40.º aniversário da sua independência;
– o Festival Jovem da Lusofonia, que decorre em Coimbra entre 30 de abril e 1 de maio, com o objetivo de promover a música, as danças e a gastronomia dos países africanos de língua oficial portuguesa.
E fica a sugestão de (re)leitura dos seguintes textos em arquivo no Ciberdúvidas, assinalando, de algum modo, o que o 25 de Abril trouxe para a língua portuguesa:
O 25 de Abril no léxico português
Palavras do 25 de Abril (1974-2014)
Língua portuiguesa, recurso fabuloso
Oito séculos, oito palavras, oito países
E sobre a emergência das variedades africanas do português:
A norma do português em África e na Ásia
Que português usar: o europeu ou do Brasil?
A língua portuguesa em Angola: língua materna vs. língua madrasta. Uma proposta de paz
E, ainda, estes outros contributos:
Uma língua e diferentes culturas
Uma língua que aceita brincadeiras
Língua portuguesa, cartão de identidade dos moçambicanos
* A exceção é a República da Guiné-Bissau, declarada independente, unilateralmente, em 1973, ainda em período da guerra colonial.
Uma consulente galega quer compreender a ordem dos apelidos nos nomes completos usados em Portugal. Outro pretende saber qual a etimologia da palavra capelo. E um terceiro pede ajuda para analisar uma frase que inclui um tipo de oração condicional que as gramáticas escolares não costumam mencionar. Tais são as dúvidas abordadas na presente atualização do consultório.
O programa Língua de Todos dedica a sua emissão de sexta-feira, 24 de abril (às 13h30*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, 25 de abril, às 9h10**), à origem das línguas crioulas, dando especial atenção às de raiz portuguesa. O programa Páginas de Português não é transmitido no seu habitual horário, aos domingos, por razões de programação da Antena 2.
** Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.