1. O fecho das escolas foi uma das consequências da pandemia. Esta situação tem obrigado professores, responsáveis políticos e diversos agentes da comunidade a repensar os processos de ensino, em busca de soluções. Foi o caso de Portugal, com o regresso do ensino a distância, segundo o modelo da telescola, como forma de apoiar o percurso formativo dos alunos até ao 9.º ano de escolaridade. Os conteúdos serão transmitidos na RTP Memória, canal de acesso universal, disponível na TDT (Televisão Digital Terrestre). A Ciberescola da Língua Portuguesa, da responsabilidade da Associação Ciberdúvidas da língua Portuguesa, desenvolverá também um projeto em parceria com a Direção-Geral de Educação (DGE), com o objetivo de assegurar aulas por videoconferência a alunos estrangeiros.
2. Atento à evolução da situação relacionada com a covid-19, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa continua a enriquecer e a rever o documento A covid-19 na língua, introduzindo novos termos e relacionando-os com o contexto em que são utilizados e com a realidade que convocam, sempre numa ótica de serviço público. O documento encontra-se disponível na rubrica O Nosso Idioma, estando em constante atulização.
3. As palavras têm ocupado o nosso quotidiano de forma proeminente. Embora muitos vivam atualmente confinados ao espaço de suas casas, é por meio das palavras que conseguem acompanhar e compreender a realidade dos acontecimentos. Algumas trazem consigo um mundo negativo que arrasta sentimentos do foro pessimista e derrotista, outras trazem esperança de mudança e de regresso à normalidade. É sobre o poder das palavras que reflete a professora Carla Marques neste apontamento.
4. A linguista Margarita Correia deixa-nos um depoimento laudatório sobre a linguista Maria Helena Mira Mateus, recentemente falecida. Recordando o seu vasto trabalho na área da linguística e as suas qualidades como investigadora e como pessoa, Margarita Correia oferece-nos o retrato de uma mulher exemplar (depoimento oral para os programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português, transcrito em O Nosso Idioma).
5. São também as palavras, neste caso luva e máscara, que motivam uma viagem pelo seu percurso de formação, proposta pelo professor universitário e tradutor Marco Neves, que dá atenção a estes termos tão presentes no nosso léxico ativo (crónica disponível no blogue Certas Palavras).
6. A RTP está a repor séries anteriores do magazine televisivo Cuidado com a Língua!. As questões da língua, as suas dificuldades, curiosidades e a correção de alguns erros podem ser acompanhados às terças-feiras, na RTP1, às 14h30, e ao domingo, na RTP2, pelas 20h20.
7. Dia 5 de abril, foi Domingo de Ramos. Pensando na origem deste ritual religioso, o professor universitário Frederico Lourenço escreveu um texto que parte em busca da referência à presença de ramos na celebração desta data nos textos bíblicos, tendo concluído que não se trata de uma menção comum a todos os evangelhos, não obstante a importância que este elemento veio a assumir mais tarde.
8. Recordamos que o regresso às atualizações do Consultório terá lugar a 15 de abril p. f. Até lá, fica desativado o acesso ao formulário para envio de perguntas, mas, para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, mantêm-se disponíveis os contactos habituais. E, como sempre, temas da atualidade ficarão devidamente assinalados nos Destaques e na nossa página do Facebook.