1. Nas Controvérsias, a professora Isabel Casanova, comentando um caso de colocação incorreta do pronome átono numa oração de infinitivo, lamenta que as gramáticas andem erradas e nos induzam ao desvio, por não conseguirem definir adequadamente as regras de uso desses clíticos.
2. No consultório, distingue-se humorista de comediante, revela-se a etimologia do topónimo Chouso e discute-se a atribuição de género à palavra bóxeres.
3. Na Montra de Livros, apresenta-se o romance O Vacão sem Fajeca, do jornalista José Bento Amaro, que o concebeu também como uma interessante recolha do calão e da gíria do submundo do crime em Portugal.
4. A respeito da educação em Portugal, a rubrica Ensino passa a disponibilizar o artigo intitulado "Um ensino por metas", que Maria Regina Rocha, coautora dos Programas e Metas Curriculares dos ensinos básico e secundário em Portugal, publicou no jornal Público em 12/04/2016, no sentido de realçar a definição de metas como forma de estabelecer «diretrizes que estabelecem, de forma clara e precisa, os desempenhos que, por princípio, os alunos devem evidenciar em cada ano de escolaridade».
5. Nas Notícias, dá-se relevo à iniciativa levada a cabo em 11 de abril p.p., em Almada, pela USALMA (Universidade Sénior de Almada), com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: trata-se da conferência "Os dialetos do centro-sul português: passado, presente, futuro", proferida por Fernando Brissos, linguista e investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, o qual ofereceu a todo o público uma excelente oportunidade para compreender e recuperar as memórias linguísticas do Portugal meridional.
6. No programa Língua de Todos de sexta-feira, 15 de abril (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 16 de abril, depois do noticiário das 9h00*), uma entrevista com a professora Maria Helena Mira Mateus procura desmistificar a importância que às vezes se dá a ortografia. No Páginas de Português de domingo, 17 de abril (na Antena 2, às 11h30*), o convidado é o professor Ivo de Castro, que fala sobre a importância do manuscrito autógrafo na história da língua, reportando-se a manuscritos de Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós e Fernando Pessoa.
* Hora oficial de Portugal continental.