1. Cantado por poetas, comentado nas conversas quotidianas, o outono teve ontem início no hemisfério norte, mantendo o seu ciclo perene. O outono, que, recordamos, passou a escrever-se com inicial minúscula (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, Base XIX), tem marcado a sua presença também no Ciberdúvidas em questões que envolvem a classificação da palavra e provérbios alusivos à época*.
* Sobre aspetos linguísticos e culturais associados ao outono, ler também "Os meses e as estações do ano com inicial minúscula"; "Provérbios do mês de outubro"; "O São Martinho no léxico do português".
2. Cíclico começa também a ser o Festival Fólio, que marca a atualidade desta semana. Estando ao serviço da língua e da literatura, o Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) reunirá escritores, leitores, artistas, músicos, livros, letras… e muitos pontos de vista diferentes. A não perder, entre 27 de setembro e 7 de outubro. Ver programa completo aqui. Na atualidade relacionada com a língua portuguesa, destaca-se ainda a edição revista e atualizada do Dicionário da Língua Portuguesa - léxico, gramática e prontuário, da autoria das linguistas Aldina Vaza e Emília Amor, no dia 25 de setembro. A sessão pública da lançamento da obra terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 18:30, com um debate em torno de questões relacionadas com a elaboração de um dicionário e a relação que publicações desta natureza mantêm com a língua.
3. De "saída(s)" também se faz a atualidade, como ilustra a crónica da jornalista Rita Pimenta, onde se reflete sobre factos recentes e significados associados à palavra. Sem direito a chegar ou a sair, está o trabalho, conceito que dá o mote à história de algumas das palavras que compõem o seu campo lexical, na crónica "Sai-nos do couro", assinada pelo escritor e humorista Miguel Esteves Cardoso. Textos disponíveis na rubrica O nosso idioma.
4. No Consultório, são abordadas questões de natureza lexical ("Forrobodó/farrobodó/farrabadó", a origem de guardião, o significado de buscar e o termo "incomplementaridade") e de âmbito sintático (debaixo de vs. de baixo de).