A etimologia da palavra guardião - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A etimologia da palavra guardião

Agradeço o trabalho de vocês, com o qual ajudam a propagar o conhecimento.

Gostaria de perguntar a origem da palavra guardião. Pesquisei que ela teria origem do termo latino guardianus, do frâncico wardianus, latinização de wardon, «guardar, vigiar».

Procede esta informação?

Rafael Lyra Autônomo São Paulo, Brasil 114

A etimologia de guardião que parece ter mais aceitação na dicionarística é devedora do Diccionario Crítico Etimológico Castellano e Hispánico, de Joan Coromines e José Antonio Pascual, e encontra-se exposta no Dicionário Houaiss:

«latim medieval guardianus < *wardianus, romanização do acusativo gótico wardjan < warda "sentinela"; cp. italiano guardiano "que tem o encargo de vigiar" e espanhol guardián "idem", de mesma origem [...].»

No entanto, não é de excluir outra hipótese, a de a palavra portuguesa (e os seus cognatos noutras línguas românicas, entre elas, o castelhano) ter origem em guardianus, forma que o latim medieval deu a um empréstimo não do gótico (uma língua germânica), mas, sim, do frâncico (outra língua germânica), uma palavra que teria a forma *warding-. Este vocábulo faria parte da família do verbo frâncico *wardon, que de algum modo manteria a forma *wardon, «guardar», do protogermânico (cf. Online Etymology Dictionary). A palavra portuguesa (com a sua homóloga castelhana) poderá, portanto, remontar a uma palavra latina introduzida pela influência francesa e occitana, que se intensificou no norte da Península Ibérica a partir de finais do século XI.

Carlos Rocha
Tema: Etimologia Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico