1. «Como é possível definir de forma inequívoca o devido uso do particípio como verbo ou como adjetivo?». A cantiga de amigo Ai flores, ai flores do verde pino «é constituída por dísticos seguidos de refrão ou por tercetos?». Como ler o número 18 446 744 073 709 551 615? O verbo vai para o plural ou para o singular, em frases ligadas pelo advérbio nem? E o que são verbos inergativos? Finalmente: Animé, «desenhos animados em japonês», usa-se no feminino ou no masculino em português? Estes são alguns dos esclarecimentos chegados ultimamente ao consultório que ficam disponíveis nesta atualização*. 20 no total – neles incluídos, ainda, duas outras respostas que retomam temas recentes: a grafia de ontem e, depois da contestação de um consulente, sobre a função sintática da expressão «com lentidão» na frase «De cócoras, em linha, os calceteiros, com lentidão, terrosos e grosseiros...».
* Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana, à segunda-feira. Sempre que a atualidade ou a importância do assunto o justificar, não deixaremos de o noticiar, com o devido registo nos Destaques.
2. O que é uma necropsia? E o humor vítreo? E o conteúdo gástrico? E um uroxida? Procedimentos, provas, vestígios e casos recolhidos, e tratados, no Instituto de Medicina Legal de Lisboa, numa viagem ao mundo das palavras das ciências forenses e da investigação de um qualquer crime ou morte não natural – é o tema do 11.º episódio da oitava série do Cuidado com a Língua!, já anteriormente emitido, que a RTP 1 repete nesta segunda-feira, dia 23/10, excecionalmente às 19h15.**
** Hora oficial de Portugal continental, com repetição nos demais canais da RTP, e disponível, também, no RTP Play.