1. No consultório, fala-se da palavra caminho, associada às preposições de ou para, em frases como «já fiz o caminho de Santiago» ou «qual é o melhor caminho para o castelo?». Este nome comum também figura em várias locuções de uso corrente, de que são exemplos «a caminho», «de caminho», «(ir por) bom/mau caminho», «abrir caminho», «arrepiar caminho», «cortar caminho», «pôr-se a caminho» ou «caminho de cabras». E, continuando pelos caminhos do funcionamento da língua, a presente atualização traz ainda outras questões, sobre a tão característica expressão «pois é», um adjetivo derivado com o prefixo re-, a diferença entre «ter gosto em» e «ter o gosto de», e os subentendidos de certas reticências.
2. Na rubrica O nosso idioma, a propósito do y com que escreve o nome próprio, o jornalista e escritor brasileiro Ruy Castro, em crónica publicada no Diário de Notícias de 2 de setembro de 2018, recorda a história dos diferendos e convergências que têm marcado a ortografia do Brasil e de Portugal.
3. Entre as atualidades respeitantes à língua portuguesa e aos países onde tem estatuto oficial, relevo para:
– o anúncio da chegada a Lisboa, em outubro próximo, da exposição itinerante A Língua Portuguesa em Nós, criada pelo Museu da Língua Portuguesa, do Brasil;
– o tristíssimo balanço do incêndio do Museu Nacional do Brasil: entre as muitas peças e arquivos perdidos, terá desaparecido todo o acervo respeitante às muitas línguas ameríndias que fazem parte da história linguística do território brasileiro (ler aqui).
4. Uma chamada de atenção para os programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: no Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, em 7 de setembro, às 13h15* (com repetição no sábado, dia 8/09), dá-se relevo a aspetos do bom uso da língua em conversa com a linguista Sandra Duarte Tavares; e no programa Páginas de Português, emitido na Antena 2, em 9 de setembro, às 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 15/09, pelas 15h30), em foco o 1.º Encontro Nacional sobre o Discurso Académico (ENDA), que se realiza no Instituto Politécnico de Leiria, em 7 e 8 de setembro p. f., numa entrevista com Carla Marques, linguista e consultora do Ciberdúvidas.