1. Uma «reunião nórdico-africana» terá o mesmo significado que um «encontro norte-africano»? E o que será um boi-corneta? E, ao contar uma história, será o pretérito mais-que-perfeito compatível com o presente histórico? Eis as novas questões em linha no consultório.
2. Comemora-se nesta data o Dia da Criança, assinalado sempre por numerosas atividades e cerimónias. Sobre a família de palavras de criança e o campo lexical respetivo, sugerimos a leitura de alguns das resposta e dos artigos em arquivo: "Criança: etimologia"; "O nome coletivo de criança"; "Criança-soldado, crianças-soldados"; "O bebé/ a bebé"; "Petiz"; "A formação da palavra menino"; "Ainda sobre a etimologia de menino"; "Puto"; "Etimologia: moleque"; "O processo de formação de infância..."; "Infante e infanta".
3. A respeito dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas na rádio pública portuguesa:
– Sabemos que há várias modalidades de promoção: de produtos, de pessoas, etc. Há até a promoção do «chutar para cima». Mas será que o aumentativo de promoção é "promoçãozão"? Ou será subir tão alto, que se corre o risco de cair com grande estrondo? A resposta a estas interrogações no Língua de Todos de sexta-feira, 3 de junho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 4 de junho, depois do noticiário das 9h00*).
– A língua portuguesa está um pouco por todo o lado, embora com maior expressão, e não só numérica, na América Latina e em África. Das comunidades emigrantes, na Venezuela e na África do Sul, ao gigante demográfico e territorial que é o Brasil; de Angola a Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, já na Ásia, a língua imperial de Pessoa/Bernardo Soares tornou-se instrumento e expressão de unidade territorial e charneira de entidades nacionais plurais, que nela encontram o seu lugar geométrico. O Páginas de Português de domingo, 5 de junho (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), transmite uma conversa com Ungulani Ba Ka Khosa, secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos e um dos mais destacados prosadores do país do Índico.
* Hora de Portugal continental.
4. Para sustentação do serviço que aqui se presta há quase 20 anos, gracioso e sem fins comerciais, promovemos a campanha SOS Ciberdúvidas. Com ela, procuramos poder contar com a generosidade de quantos, por esse mundo fora, não dispensam a consulta regular deste espaço simultaneamente de esclarecimento, informação, reflexão e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Os nossos agradecimentos antecipados.