DÚVIDAS

Anglicismo no uso de preposições

Há algum tempo, noto que as pessoas começaram a colocar a preposição sobre no fim da frase, lembrando um pouco a construção inglesa, mas não exatamente da mesma forma.

Ex. 1:

– Você sabe quando será a prova?

– Não me falaram nada sobre.

Ex. 2:

– Você sabe por que o presidente renunciou?

– Não li nada sobre.

Fico com a sensação de que é um americano querendo falar «I know nothing about (it)/I don't know anything about (it)», deixando de falar o «isso» [«Não li nada sobre isso»/«Não me falaram nada (sobre isso)»] e terminando a frase no «sobre». Não falta o complemento nesse caso? Sobre o quê?

Posso estar enganado, mas sinto várias mudanças no português falado devido à influência da língua inglesa, a qual é falada por cada vez mais brasileiros. «Vou estar trabalhando», «Não vi nada sobre», «Esse é o ponto!» (em vez de «Essa é a questão/problema»). Talvez até estejam certos, mas não eram comuns, e agora, que estão ficando, estou estranhando.

Então, certo ou errado?

– «Eu não li nada sobre»/«Eu não li nada sobre isso»?

– «Eu não li nada a respeito»/«Eu não li nada a respeito disso»?

Resposta

Apesar de ser cada vez mais comum ouvir exemplos como os apresentados pelo consulente, a preposição sobre não deve ocorrer a fechar uma frase ou uma oração. Além disso, mesmo que se trate de influência do inglês, nesta língua a preposição ocorre sozinha no fim apenas em perguntas («what is it about?) ou estrutras relativas («here's what it is about»).

Quanto a «vou estar trabalhando» («vou estar a trabalhar») é uma construção correta, apesar de o seu paralelo com o futuro progressivo inglês («I will be working») poder incrementar o seu uso. Também o emprego de ponto, perfeitamente normal em expressões como «fazer o ponto da situação», pode tornar-se mais frequente, por permitir o decalque de expressões inglesas em que ocorra a palavra homóloga point.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa