DÚVIDAS

Sobre o símbolo de hora (h)

Posso ou não escrever, num título, todo em maíúsculas para realce, o h de horas em maiúscula?

Exemplo: «A PROVA TERMINA ÀS 11H» (início de exame, no quadro)? Disseram-me que, mesmo estando o aviso todo em maiúsculas, o h tem de ser minúsculo, por causa de uma norma conhecida em determinado sector da ciência.

Obrigado.

Resposta

A unidade de grandeza tempo tem um conjunto de símbolos de representação normalizada, como acontece no caso de outras  grandezas e como pode verificar-se na página do Instituto Português da Qualidade.  Entre os símbolos da grandeza tempo, o h representa a hora, devendo registar-se sempre da mesma forma, ou seja, com minúscula, sem ponto e mantendo um espaço entre o número e o símbolo. Nos casos de uma frase toda ela escrita em maiúsculas, poderá optar por escrever 9:00, como se vê com alguma frequência.

 

N. E. (31/03/2023) – A consultora  refere-se à notação do momento em que alguma coisa se verifica. Sem prejuízo da informação dada nesta resposta, deve assinalar-se que, no registo do momento da ocorrência, se recomenda o formato hh:mm:ss, em que os valores da unidades de tempo (horas, minutos e segundos) são separados por dois pontos: «o avião aterrou às 23:30:30 (vinte três horas, trinta minutos e trinta segundos)». Neste tipo de notação, omitem-se frequentemente os segundos: 23:30 («vinte e três horas e trinta minutos»).Quando o valor das horas é inferior a 10, a casa das dezenas é preenchida por um zero: 03:00 («três horas»). Cf. Guilherme de Almeida, "Sobre a escrita dos números, das horas e de outras representações". Note-se, porém, que, no Ciberdúvidas, por convenção editorial se usa h entre o valor das horas e o dos minutos: 23h30, 03h00. Quanto à duração de algo, escrevem-se os valores seguidos dos símbolos correspondentes às unidades de tempo: «O vídeo dura 1 h 37 min e 5 s» (cf. ibidem).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa