Substitui-los/substituí-los - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Substitui-los/substituí-los

Substituí-los ou substitui-los? Deve ou não acentuar-se?

 

Anónimo 26K

Depende:

É substui-los, quando for: `tu substituis os´.

Mas é substituí-los, quando for `eu posso substituir + os´.

Nos dois casos, o pronome pessoal os toma a antiga forma los, devido ao facto de a forma verbal terminar em s ou r, que se suprimem, por assimilação com l.

É facto que na ênclise as palavras oxítonas terminadas em i não se acentuam (ex.: parti-los); no entanto, em substituí-los pretende-se um hiato entre o u e o i para que não se leia ¦túi¦ (como em substitui-los); daí o acento.

Reparar que a palavra substituir, visto não ter acentos gráficos, é oxítona, segundo as regras, devido à terminação r. E que esta consoante, formando sílaba com i em substituir, determina o hiato entre o u e o i, dispensando o acento no i do ditongo.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho