Classificação de orações de D. Sebastião (Mensagem, de Pessoa)
Solicito a vossa ajuda para a compreensão do tipo de orações subordinadas no poema D. Sebastião, de Mensagem, de Fernando Pessoa. Assim, será que está correto o tipo de subordinação que eu coloco entre parênteses?Louco, sim, louco, porque quis grandeza (explicativa/causal)Qual a Sorte a não dá. (relativa)Não coube em mim minha certeza;Por isso onde o areal está (causal)Ficou meu ser que houve, não o que há. (duas relativas)Minha loucura, outros que me a tomem (relativa)Com o que nela ia. (relativa)Sem a loucura que é o homem (final/integrante/relativa)Mais que a besta sadia (comparativa)Cadáver adiado que procria? (relativa)
Sobre a expressão «certo dia»
Na frase «Certo dia, chegou o autocarro vindo de Paris...», pode considerar-se a expressão «Certo dia» como locução adverbial de tempo?
Caso a resposta seja afirmativa, qual seria o advérbio equivalente?
Predicativo do complemento direto (ativa) = predicativo do sujeito (passiva)
Na frase «quando foi nomeado governador civil», qual a função desempenhada por «governador civil»?
Função sintática de «na sala»
Na frase «Deixámos as mochilas na sala», qual é a função sintática de «na sala»?
Para um melhor esclarecimento da questão, «na sala» pode ser suprimido sem que a frase fique agramatical?
Os valores semânticos de se
Quero saber se o vocábulo se tem muitos valores semânticos. Podem dar exemplos desses valores semânticos (se eles existirem): reflexividade, reciprocidade, passividade, causalidade, condicionalidade, concessão, temporalidade, proporcionalidade, comparação?
O valor da locução adverbial «de repente»: de tempo e/ou de modo
Na frase «De repente, o Inverno apareceu disfarçado de Primavera», a locução adverbial «De repente» é considerada de tempo, ou de modo?
As pronúncias de como (conjunção) e como (verbo)
Nas frases «Como te chamas?» e «Eu como uma maçã», que relação há entre estas palavras?
Eu considero homónimas, mas uma professora (natural do Porto) considerou que se trata de palavras homógrafas, porque pronuncia de maneira diferente.
O me de «Levai-me àquele barco»
Na expressão «Levai-me àquele barco», o me tem a função sintática de complemento direto ou indireto?
Análise sintática da frase «Apetecia-lhe ir ao baile»
Gostaria de saber qual o sujeito da frase «Apetecia-lhe ir ao baile».
Também gostava de saber que função sintática desempenha a expressão «ir ao baile» de acordo com o novo dicionário terminológico.
O processo de formação de embarcado
A palavra embarcado é formada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação?