A locução «no entanto» é conjuncional coordenativa adversativa, ou adverbial?
A minha dúvida deve-se ao surgimento dos advérbios conectivos. Não acontece com «no entanto» o mesmo que com as "ex"-conjunções porém, contudo e todavia?
Agradeço e felicito a vossa disponibilidade.
Na expressão «mesa quadrada», quadrada é um adjetivo relacional porque deriva de quadrado? «Mesa em forma de quadrado»?
Obrigada.
O que são especificadores?
O adjetivo gigantesco é relacional, ou qualificativo?
O que são pronomes clíticos na perspectiva de Mira Mateus et al.?
Gostaria de saber qual a subclasse da palavra natureza na frase:
«A Sara observava a natureza.»
Nome comum coletivo?
Obrigada.
Na frase «O homem finalmente levantou os olhos...», a palavra finalmente desempenha função de modificador do grupo verbal?
De acordo com o Dicionário Terminológico, só e exceto pertencem à mesma classe de palavras (advérbio de inclusão e de exclusão). Tradicionalmente, só era um advérbio de inclusão, e exceto, um advérbio de exclusão. Agora, devemos dizer que só é um advérbio de inclusão e de exclusão, ou devemos continuar a classificá-lo como advérbio de inclusão?
Grata pela atenção.
Gostaria de ver esclarecida uma questão relativa à classe de palavras. Trata-se da palavra portanto, que, ao que parece, deixou de ser conjunção para ser considerada por alguns autores (e/ou gramáticos?) um advérbio conectivo com valor de consequência. Haja alguém, por favor, que venha por um ponto final na confusão que reina nos manuais escolares e me diga qual é a classe morfológica desta palavra.
Obrigada.
Como classificar sintaticamente a frase «Portugal está mergulhado em profunda crise»?
Este problema foi-me colocado e, depois de discutido em grupo, chegámos a esta conclusão que não sei se estará correta.
Sujeito – «Portugal»;
Predicado – «está mergulhado em profunda crise»;
Predicativo do sujeito – «mergulhado em profunda crise»;
Complemento do adjetivo – «em profunda crise»;
Modificador restritivo do adjetivo – «profunda».
Gostávamos de ter a vossa opinião. Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações