Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Alexandra Mendes Professora Coimbra, Portugal 10K

Na frase «os cavalos comeram poucas peras», poucas é advérbio de quantidade, ou é um quantificador?

Sara Calisto Professora Lisboa, Portugal 9K

Na frase «o céu está nublado/estrelado», os adjetivos são qualificativos, ou relacionais?

Obrigada.

António Borges Professor Lisboa, Portugal 10K

Gostaria que me ajudassem a agrupar em subclasses as respetivas locuções adverbiais:

a cada passo; à toa; às direitas; com certeza; de mais; de novo; de vez em quando; em breve; em silêncio; no entanto; por conseguinte; sem dúvida; a custo; ao acaso; às vezes; com efeito; de mais a mais; de repente; em cima; em vão; passo a passo; por consequência; a sós; ao contrário; de menos; de resto; em geral; por acaso; por isso.

Muito agradecido.

Raquel Afonso Professora Castelo Branco, Portugal 10K

Qual a subclasse do advérbio sequer? Quando sequer se utiliza com valor enfático em contexto negativo, classifica-se como um advérbio de negação?

«A Ana participou no concurso de leitura, mas nem sequer leu a obra.»

Miguel Moreira Estudante Leiria, Portugal 10K

Aprendi na escola que «nem... nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. No entanto, enquanto estudava para o teste de Português, encontrei numa ficha informativa do meu manual a mesma locução classificada como disjuntiva.

Esta locução pode classificar-se de duas formas diferentes tendo em conta o contexto?

Por exemplo, como devo classificar a oração coordenada da seguinte frase: «no fim de semana, nem estudei, nem me diverti»?

Obrigado!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

É correto dizer «comportamento misantropo»?

Obrigado.

Maria Gonçalves Professora Lisboa, Portugal 6K

Na frase «é por ela ser simpática que lhe dou o bolo», porque é que usamos o pronome de objeto no masculino? Porque é que não dizemos «é por ela sê-la»?

Muito obrigada pelo vosso trabalho.

Luiz Henrique Castiglione Engenheiro Rio de Janeiro, Brasil 47K

A frase «As etapas referentes ao pré-campo, campo e pós-campo foram executadas consoante esta nova metodologia» está correta? A pergunta se deve ao fato de que a introdução do plural consoantes, em lugar do singular consoante, me causa certa estranheza, a despeito de, ao fim e ao cabo, a consonância que tento expressar se referir às «etapas».

Muito obrigado!

Uliana Pinto Empresária Jaguaribe, Brasil 45K

Quando se usa a expressão quão?

Amélia Pais Professora Setúbal, Portugal 11K

Na frase: «Ficámos satisfeitos com o resultado», pedindo para indicar a classe de cada uma das palavras da frase, a palavra satisfeitos é um adjetivo, ou é o particípio passado de satisfazer?