Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Rui Pombal Médico Lisboa, Portugal 40K

Muitas vezes, em contextos técnicos, diz-se e escreve-se «morte devido a», com devido no masculino. Ora, sendo morte um nome feminino, não se deveria dizer «morte devida a»? Ou, neste caso, estando implícito «caso de morte», o masculino é aceitável?

Muito obrigado.

Micheli Jamil Estudante São Paulo, Brasíl 6K

O que é um substantivo comum?

Paula Ramos Professora Lisboa, Portugal 28K

Gostaria que me esclarecessem em que circunstâncias a palavra certamente é advérbio de afirmação e não de frase.

Surgiu-me a dúvida na seguinte frase, «Dobra o papel com cuidado, certamente vais conseguir», que eu considero de frase, mas que outras pessoas consideram de afirmação.

Agradeço a atenção.

Maria Monteiro Professora Porto, Portugal 13K

Na expressão «Mariana olhou a sua folha de papel em branco...», a palavra branco é nome, ou adjetivo?

Francisco Madureira Professor Penafiel, Portugal 25K

Na expressão «o último aluno a chegar», a palavra último é, de acordo com a nova terminologia linguística, um adjetivo numeral?

Emanuel Simião Professor Potirendaba, Brasil 6K

A frase abaixo encontra-se no site do ENEM.

No caso de cor, não deveria ser sempre no feminino?

«Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno contém a quantidade de questões indicada no Cartão-Resposta.»

Obrigado.

Ana Escrivão Desempregada Évora, Portugal 26K

Na resposta à pergunta n.º 31 352, explica-se ser uma oração coordenada assindética a apontada, iniciada por porém. Desde quando porém deixou de ser conjunção adversativa, que nem o ILTEC se deu conta? Quando é que vamos ter coordenação nas revoluções linguísticas, a bem, quanto mais não seja, da capacidade de apoio intergeracional ao estudo da língua?

Beatriz Vinhais de Sá Assistente Porto, Portugal 15K

Qual é a regra geral de acentuação em português de base morfológica e a sua vantagem face à regra tradicional? Gostaria de ter exemplos que ilustrassem a minha pergunta.

Obrigada.

M. Modesto Professor Campinas, Brasil 13K

Tenho ouvido e lido agravante ora no masculino, ora no feminino. As duas formas estão corretas?

António Jorge Professor Santarém, Portugal 5K

Na frase «Vivo num apartamento mesmo tendo um cão e um gato», poderá a palavra mesmo ser considerada uma conjunção subordinativa concessiva?

Obrigado.