Remuneração /salário / ordenado / vencimento
Qual das seguintes palavras será a mais correcta para nos referirmos ao rendimento dum trabalhador por conta de outrem: remuneração, salário, ordenado ou vencimento?
Obrigado.
Notas de rodapé
Sou estudante do 1.º ano de pedagogia e preciso realizar uma pesquisa de língua portuguesa, a qual já foi realizada, porém tenho dúvidas de como fazer as notas de rodapé, pois não sei a ordem dos itens que vão no rodapé.
Apropinquar-se («aproximar-se») e coliquar-se («fundir-se, derreter-se»)
Gostaria de saber a conjugação desses verbos, apropinquar-se e coliquar-se, no presente do indicativo e no presento do subjuntivo/conjuntivo.
A dúvida está sobre quando seria necessário acentuar o "i" e quando seria necessário o trema no "u".
Por favor, se possível, conforme a ortografia usada no Brasil.
Obrigado pela atenção.
Rubrica, outra vez
Como programadora de software de gestão, vejo-me obrigada a esclarecer certas dúvidas, sobretudo dúvidas sobre ortografia. A palavra rubricas, apesar de esdrúxula, não tem acento no u. O que é feito daquela regra que tantas vezes a professora no ciclo me repetiu? «Todas as palavras esdrúxulas têm acento.»
«Media», média, ¦mídia¦ + "canasto"/canastro
É correcto aplicar a palavra "Mídia" em lugar de "Media"?
Em alguns livros encontrei a palavra "Canasto" em vez de "Canastro" (construção associada à produção). Estará correcta esta designação?
Regras de translineação
Há regras para a divisão silábica na Língua Portuguesa?
Obrigada.
Comparativamente a ou com
Diz-se «comparativamente a...» ou «....com»?
Qual é a forma correcta?
Penso que será «comparativamente a...».
Afeição/afecto/afeito
Qual a nuance entre "afeição" e "afeto"?
Têm "afeição" e "afeto" alguma ligação com "afeitado", ou "afeito", de "afeitar(-se)"?
Trelado
Sou estudante em Coimbra.Gostaria de saber o significado e campos de utilização da palavra "trelado" que encontrei na edição de 1940 dos Textos em Aljamia Portuguesa de David Lopes.Obrigado.
Presente na reunião
Qual a forma certa: «estarei presente na reunião» ou «estarei presente à reunião»?
