Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Helena Saraiva Estudante Guarda, Portugal 4K

Gostaria de saber se, ao pronunciar o c da palavra flectir, estou a cometer um erro. Isto porque, num exercício de transcrição fonética, transcrevi o som k, e a professora disse-me que estava errado. Fiquei confusa!

Hamilton Ferreira N/I N/I, Portugal 11K

É correcto o uso do termo <b>inalatória</b> para designar a possibilidade de transmissão de uma doença, ou deve dizer-se «via aerógena» ou «via respiratória»?

Keila Trindade N/I N/I, Brasil 38K

Quando a expressão «por sinal» é usada, o que exatamente ela quer dizer?
Exemplo: «Por sinal este produto custará um real.»

José Cardoso N/I Guarda, Portugal 6K

Qual a pronúncia correcta da palavra "ipod" em português? Antecipadamente agradeço a vossa resposta.

Deolinda Louro N/I N/I, Portugal 12K

Gostava de saber o seguinte: na frase «Trata-se de uma tempestade», que tipo de predicado temos – verbal ou nominal? E «de uma tempestade» que complemento é?
Obrigada.

Mariana Portela Estudante Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber se «magnanimamente» está correcto e porquê. Antecipadamente grata.

Patrícia Loureiro Portugal 43K

Tem estado na moda nos últimos anos a expressão «quem de direito», utilizada no sentido de «quem é responsável por» ou «a quem concerne uma questão».

Ouço recorrentemente frases como «pergunta a quem de direito» e outras do mesmo estilo. Apesar de perceber o significado da expressão, não percebo a sua construção (sem verbo) nem sei se estará correcta em português. 

Queiram por favor fazer a gentileza de me esclarecer estes dois pontos. 

Muito obrigada.

Jucilda Nunes Frota Brasil 5K

Depois que li o artigo no Correio Brasiliense, de 16 de Dezembro p. p., voltei a ficar em dúvida quanto à correção em usar a palavra operacionalizar. Eis a transcrição do Correio Brasiliense – Sábado, 16 de Dezembro de 2006 «... pérolas. Por exemplo, o neoverbo disponibilizar. É como ele diz: se você me oferecer, me der, me vender, me emprestar, talvez eu até venha a topar. Mas se insistir em disponibilizar, nada feito. Ou, se estiver contando comigo para operacionalizar algo, vou logo avisando: tire o cavalinho da chuva. Não operacionalizo nada para ninguém. Se quiser eu monto, realizo, aplico, ponho em operação. E se pedir com jeitinho, até implemento, mas operacionalizar, jamais! Também não agilizo coisa alguma. Nunca agilizei nada. Está lá no meu currículo...»

Eduardo Guerra Reformado Lisboa, Portugal 24K

Agradecia que me pudessem esclarecer sobre a regra que determina a utilização da forma «de que», que parece ter-se generalizado sem limites.

Emanuel Costa Portugal 16K

Diz-se «dois gémeos» ou «um par de gémeos»?

Dou como exemplo a seguinte frase: «Os pais já nem pedem um rapaz, queriam era um par de gémeos.»

Está correcta ou incorrecta?