Proferimento
Existe a palavra proferimento? Por exemplo: «O ministro Fulano fez um proferimento acerca do assunto tal e tal.»Muito grata.
O verbo incandescer
Como se escreve (verbo encandecer): encandece, ou encandesce?Muito obrigada.
Ecopista
Gostaria de saber a origem e definição correcta da palavra ecopista ou eco-pista. Tenho visto algumas linhas de caminhos-de-ferro antigas transformadas em trilhos bastante agradáveis e reparei nesta definição. Como surgiu e como é a sua correcta expressão?Obrigado!
Baixinho (adjectivo e advérbio)
1. «Ele é baixinho.»2. «Ele falou baixinho.»Podemos considerar que a palavra baixinho da segunda frase é um advérbio? Não são os advérbios invariáveis?Obrigada.
Palavras convergentes e palavras divergentes
Qual a diferença entre palavras convergentes e palavras divergentes?
Garrafão
Garrafão tem aumentativo? É correcto considerar garrafão o aumentativo de garrafa? Garrafa e garrafão não são dois substantivos distintos?
A questão surgiu numa ficha de trabalho dos meus alunos, e após várias pesquisas não consegui ser esclarecida.
Palavras com o tritongo uou
Há palavras com o tritongo uou?
«Dar conta»
O que é que está correcto?
«Não dei de conta.»
«Não dei conta.»
Verbo principal e copulativo («A Joana come o bolo»)
Um verbo pode ser considerado principal e copulativo, ao mesmo tempo? Por exemplo, na frase: «A Joana come o bolo», o verbo comer é principal ou copulativo?
«Esforçar-se por» vs. «Esforçar-se para»
Antes de mais, as minhas mais sinceras felicitações pelo fantástico trabalho que têm vindo a desenvolver e que se tem revelado muito útil para mim e muita outra gente. Tenho dúvidas quanto ao emprego das proposições para e por nas seguintes frases: «Tenho que me esforçar por as cumprir» e «Tenho que me esforçar para as cumprir».
Supondo que, neste contexto, o emprego de «as cumprir» é equivalente a «cumpri-las», o meu senso comum leva-me a pensar que ambas as frases estão correctas, embora ache que tenham significados um pouco diferentes. «Por as cumprir» remete-me para a ideia de «uma maneira de cumprir», enquanto que «para as cumprir», para a ideia de «com o objectivo de cumprir».
Qual é que acham que é o valor semântico do emprego de por em frases deste tipo? Qual é, no vosso entender, a diferença entre as duas frases e em que tipo de situações é que sugerem o uso de uma ou de outra?
Se puderem dar mais exemplos onde se evidencie essa diferença, ficarei agradecido.
