DÚVIDAS

O grau de nevão

Gostaria que me esclarecessem se a palavra nevão está no grau aumentativo ou normal. Quanto a mim está no grau normal. Porém, todos me dizem que está no grau aumentativo. Se assim é, eu pergunto: qual é o seu diminutivo? Também pergunto: não poderá fazer-se o aumentativo de nevão como nevãozão e o diminutivo como nevãozinho e assim nevão seria grau normal? Acrescento ainda que no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, nevão aparece simplesmente como substantivo masculino e não menciona que seja aumentativo, como acontece, por exemplo, com portão.

Resposta

A palavra nevão está no grau normal. Apesar de ser formada através da junção do sufixo -ão (sufixo que pode expressar a ideia de aumentativo) ao substantivo neve, a palavra nevão não se encontra no grau aumentativo, pois nesse caso significaria «neve grande», o que não é o caso. Trata-se de uma palavra, tal como outras como portão, em que o sufixo -ão não transmite um valor aumentativo à palavra-base a que se junta, alterando-lhe antes o significado.

Assim, um nevão não é «uma neve grande», mas «uma queda intensa de neve»; um portão, tendo significado originalmente «uma porta grande», passou a significar também «uma porta que dá acesso ao jardim ou ao quintal de uma casa». Estando estas palavras no grau normal, podem servir de base a outras com valor aumentativo ou diminutivo, como nevãozão ou nevãozinho, tal como a consulente refere.

Veja-se o que dizem a propósito Cunha e Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (p. 200):

«Muitas formas, originalmente aumentativas e diminutivas, adquiriram, com o decorrer do tempo, significados especiais, por vezes dissociados do sentido da palavra derivante. Nestes casos, não se pode mais, em rigor, falar em aumentativo ou diminutivo. São, na verdade, palavras na sua acepção normal. Exemplos: cartão, ferrão, florão, portão, etc.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa