Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Paulo Carvalho Veterinário Lisboa, Portugal 17K

O termo sageza estará correcto? Quer dizer «sagacidade»?

Paulo Carvalho Veterinário Lisboa, Portugal 3K

As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?

Teresa Vasconcelos Professora Funchal, Portugal 23K

Na frase: «Estas áreas do norte da Ilha, mais pobres e com dificuldades...», a palavra norte deve ficar em maiúscula?

E o que dizer dos termos:«cónego Jerónimo Dias Leite» Ou «Cónego...»? «capitão Gonçalves Zarco» ou «Capitão Gonçalves Zarco»?

Teresa Caldas Namorado Estudante Nazaré, Portugal 35K

Gostaria que me informassem do significado de veterotestamentário.  

Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.

Maria Emília Malta Portugal 116K

Qual a origem da expressão «letras garrafais»?

Maria José Rodrigues Portugal 3K

Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?

Muito obrigada!

Regina Sampaio Professora Rio de Janeiro, Brasil 4K

Trabalho há 18 anos em colégio como assessora e dou aulas para nove turmas com faixa etária entre 6 e 15 anos.

Em roda de colegas, conversando sobre sotaques, afirmei que cientificamente o sotaque mais semelhante à norma culta (língua portuguesa) é o do carioca. Fui advertida e desafiada.

Gostaria de uma explicação científica e argumentada. Será que estou certa? Agradeço a atenção antecipadamente.

Luís Loureiro Docente Barcelos, Portugal 19K

Qual a origem da palavra turismo?

Ilda Gomes Engenheira Porto, Portugal 8K

Por vezes, tenho ouvido falar em "controlos inefectivos" e "julgamental". "Inefectivos" existe? "Julgamental" existe? Confesso que estas palavras me arranham o ouvido. Desde já grata pela atenção dispensada.

Desculpem o tema escolhido, mas o meu conhecimento do sítio ainda é muito limitado para classificar devidamente a minha questão.

Carlos Carvalho Portugal 4K

Como devo dizer correctamente: «houve remoção de um corpo estranho da cavidade oral» ou «houve extracção de corpo estranho da cavidade oral»?