Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cristina Ferreira Portugal 2K

 Na frase «fomos todos para o passeio», «todos» é o sujeito?

Joaquim Mata Fernandes Portugal 6K

É legítimo empregar o verbo ministrar no contexto da frase «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma»?
Obrigado. 

José Falcão Portugal 7K

Gostaria de saber a origem, raiz de tertulia.

Ricardo Torres N/D N/D, Portugal 8K

Em primeiro lugar queria deixar o meu agradecimento e os parabéns pelos 10 anos do Ciberdúvidas. 

Há dias li num relatório interno da empresa onde trabalho, algo do género:

«Com esta ideia iremos exponenciar a proposta criativa noutros meios.»

Existe o verbo exponenciar? No dicionário não encontrei, nem tão-pouco conhecia, só mesmo o adjectivo exponencial. Falando com a pessoa que elaborou o dito relatório, explicou-me que queria dizer «potenciar».

Agradeço o vosso esclarecimento, pois não encontrei mais argumentos para além de que não conhecia a palavra/verbo.

Ana Margarida Brito Amaral N/D N/D, Portugal 14K

Tenho uma dúvida relativamente ao plural de mapa síntese, que penso que é mapas síntese, mas preciso de uma confirmação por especialistas na matéria. Podem ajudar-me? Obrigada.

Rogério Monteiro N/D N/D, Portugal 7K

Onde se coloca o sujeito em orações com o gerúndio perfeito? Pode ficar entre, antes ou depois das formas verbais? Obedece a alguma regra?

Ana Lúcia da Silva S. Amaro Professora de educação infantil Nova Odessa, São Paulo, Brasil 5K

 Por favor, ajude-me a fazer este exercício:

«Leia este trecho do poema:

O velho adormecido
na cadeira imprópria
O jornal rasgado
O cão farejando
A barata andando
O bolo cheirando
O vento soprando
E o relógio inerte.

a) Que recurso gramatical o poeta emprega para sugerir que as cenas descritas acontecem no mesmo momento em que ele observa?

b) Transcreva a forma nominal que apresenta o resultado final de um fato verbal. Classifique-as.»

David Guerreiro Estudante universitário Seixal, Portugal 3K

 Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.

Álvaro Simões Contabilista Maputo, Moçambique 15K

«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã? Na RTP Internacional ouço (vejo) com frequência anunciar no Telejornal, emitido às 13 horas (de Portugal): «Hoje, às 2:30 da madrugada», referindo-se à transmissão no dia seguinte, em diferido, de um jogo de futebol que se realizará ao princípio dessa mesma noite.

Dúvida – Com «Às 13 horas de hoje», poder-se-á dizer que se vai realizar uma transmissão a uma hora que já passou? Não se deveria dizer: «Às 2h30 da madrugada de amanhã»?

Vera Castro Secretária Porto, Portugal 7K

Só uma questão rápida (antes que me esqueça), ao ilustre consultor que tratou o tema Político-Mulher, D´Silvas Filho:

Ao final da resposta, quer-me parecer que não se quer dizer «virtualidades», mas, sim, virtuosidades, coisas que penso serem bem distintas! Por favor corrija-me, se estou errada. 

Era importante ver tratado este comum deslize, em Ciberdúvidas, pois ele, de facto, abunda, na comunicação social.