O plural de radar, sonar e laser - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de radar, sonar e laser

Qual o plural de radar, sonar, laser? Até há bem pouco tempo, considerava-se que estas palavras não teriam plural por serem siglas/acrónimos. No entanto começamos a ver em alguns dicionários (sobretudo online...) os plurais "radares", etc. Vejo também que em Espanha, desde 2001, passou a usar-se o plural que já referi. Qual a situação oficial em Portugal?

Obrigado.

Pedro Ferreira Consultor IT Porto, Portugal 8K

Na Base de Dados Morfológica de Português, Mordebe estão registados os seguintes plurais: radares (radar); sonares (sonar); lasers (laser). Salienta-se que a base citada é, no âmbito do vocabulário da língua portuguesa, o recurso disponível mais actualizado.

Edite Prada
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Siglas/Acrónimos