Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Joana Sousa Assistente de administração escolar Porto, Portugal 6K

Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor?

Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho.

Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é:

— "gestante" (não me parece!)

— "gerido" (a mim parece-me mais correcta)

Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos?

Obrigada.

José Azevedo e Menezes Gestor Lisboa, Portugal 2K

Será correcto utilizar-se o verbo desfragmentar?
Não será um neologismo desnecessário, por já haver compactar?
Se alguém se lembrar de dizer "dessimpatizar", em vez de "antipatizar", também será de aceitar?

Maria Cristóvão Professora Viseu, Portugal 6K

Gostaria que fizesse a fineza de me elucidar qual a pronúncia correcta de babete. O a é aberto ou fechado?

Grata pela atenção dispensada.

Fernando José Vasconcelos Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 6K

Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?

Sílvia Chaves Professora Lisboa, Portugal 4K

Como se chamam os habitantes do Douro Litoral?

Francisco José Vasconcelos Funcionário público Esposende, Portugal 16K

Gostaria de saber se é correcta a fonética de horário como se o 1.º o tivesse a acentuação de ó (aberto).

Como esta palavra, muitas outras estão a aparecer com idêntica pronúncia, a meu ver errada, pois a palavra já tem acentuação.

Manuel Souto Pico Tradutor Barcelona, Catalunha 14K

Em espanhol recomendam evitar a locução «en base a». Gostava de saber se em português (ao menos português de Portugal) também é assim e por que motivo.

Obrigado!

José Pedro Braga Administrativo Lisboa, Portugal 2K

A minha pergunta é se está correcta a frase: «Ele tinha ideias equivocadas.»

Muito obrigado.

Vanessa Sherazade Auxiliar de produção Duque de Caxias, Brasil 25K

Gostaria de saber de maneira resumida o que é um eixo paradigmático e um eixo sintagmático.

Camila Queiroga Estudante Brasília, Brasil 37K

Tenho uma dúvida sobre qual a pronúncia correta da palavra Guiana. Aqui no Brasil é comum se falar "gui" como se fosse um ditongo. Mas também já ouvi pessoas que pronunciam a letra u como se fosse "Güiana". Não há consenso.

Desde já agradeço.