Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor?
Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho.
Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é:
— "gestante" (não me parece!)
— "gerido" (a mim parece-me mais correcta)
Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos?
Obrigada.
Será correcto utilizar-se o verbo desfragmentar?
Não será um neologismo desnecessário, por já haver compactar?
Se alguém se lembrar de dizer "dessimpatizar", em vez de "antipatizar", também será de aceitar?
Gostaria que fizesse a fineza de me elucidar qual a pronúncia correcta de babete. O a é aberto ou fechado?
Grata pela atenção dispensada.
Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
Como se chamam os habitantes do Douro Litoral?
Gostaria de saber se é correcta a fonética de horário como se o 1.º o tivesse a acentuação de ó (aberto).
Como esta palavra, muitas outras estão a aparecer com idêntica pronúncia, a meu ver errada, pois a palavra já tem acentuação.
Em espanhol recomendam evitar a locução «en base a». Gostava de saber se em português (ao menos português de Portugal) também é assim e por que motivo.
Obrigado!
A minha pergunta é se está correcta a frase: «Ele tinha ideias equivocadas.»
Muito obrigado.
Gostaria de saber de maneira resumida o que é um eixo paradigmático e um eixo sintagmático.
Tenho uma dúvida sobre qual a pronúncia correta da palavra Guiana. Aqui no Brasil é comum se falar "gui" como se fosse um ditongo. Mas também já ouvi pessoas que pronunciam a letra u como se fosse "Güiana". Não há consenso.
Desde já agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações