Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Azevedo e Menezes Gestor Lisboa, Portugal 8K

Nas competições desportivas, é vulgar ouvir-se «o campeão em título», para designar o campeão actual.

Esta expressão é de aceitar, como «comandante em chefe», ou é uma expressão incorrecta, como o «acabar em bem», em vez de «acabar bem»?

Rui Soares Desempregado Beja, Portugal 5K

Gostaria de saber se fanzine é uma palavra do género masculino ou feminino, e porquê. Obrigado pela vossa atenção, continuem com o trabalho muito útil que têm feito.

Catarina Silva Professora Braga, Portugal 7K

Na frase «Tempos antes correra valentemente atrás de um ladrão», qual a função sintáctica da expressão «atrás de um ladrão»?

Ricardo Rodrigues Estudante Coimbra, Portugal 8K

Num trabalho que ando a realizar, necessito de traduzir o verbo to snake para português. A minha escolha, não sei se acertada, recaiu sobre o verbo serpentear. Necessito agora de um substantivo para o movimento de serpentear. Poderá ser "serpenteação"? Ou terei de usar o infinitivo do verbo?

Grato, desde já, pela atenção dispensada.

Ilídio Magalhães Engenheiro técnico Abrantes, Portugal 29K

Qual a diferença entre «formação escolar» e «formação académica»?

Ana Castro Estudante Porto, Portugal 6K

Se atribuirmos um género a ADSL, por qual devemos optar? Masculino ou feminino?

Amália Salazar Estudante Coimbra, Portugal 7K

Gostaria de saber como posso classificar as seguintes orações pós-nominais (se são complementos do núcleo nominal ou adjuntos e porquê):

a) «A sugestão [de nós irmos ao cinema] foi dela.»

b) «A sugestão [que ela apresentou] é muito interessante.»

Será que são as duas orações adjuntos? Esta dúvida surgiu porque, omitindo as orações, concluiríamos que seriam as duas adjuntos, mas não me parece correcto.

Obrigada.

André Porto Professor de Educação Física Vitória, Brasil 14K

Por favor, gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra via.

Agradeço a atenção.

Filomena Furtado Médica veterinária Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.

Jéssica Vitória Schröer Portes Estudante Gravataí, Brasil 11K

Gostaria de saber se toda a oração coordenada vai se ligar a outra por meio de vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada e se existe alguma exceção a este caso.