Nas competições desportivas, é vulgar ouvir-se «o campeão em título», para designar o campeão actual.
Esta expressão é de aceitar, como «comandante em chefe», ou é uma expressão incorrecta, como o «acabar em bem», em vez de «acabar bem»?
Gostaria de saber se fanzine é uma palavra do género masculino ou feminino, e porquê. Obrigado pela vossa atenção, continuem com o trabalho muito útil que têm feito.
Na frase «Tempos antes correra valentemente atrás de um ladrão», qual a função sintáctica da expressão «atrás de um ladrão»?
Num trabalho que ando a realizar, necessito de traduzir o verbo to snake para português. A minha escolha, não sei se acertada, recaiu sobre o verbo serpentear. Necessito agora de um substantivo para o movimento de serpentear. Poderá ser "serpenteação"? Ou terei de usar o infinitivo do verbo?
Grato, desde já, pela atenção dispensada.
Qual a diferença entre «formação escolar» e «formação académica»?
Se atribuirmos um género a ADSL, por qual devemos optar? Masculino ou feminino?
Gostaria de saber como posso classificar as seguintes orações pós-nominais (se são complementos do núcleo nominal ou adjuntos e porquê):
a) «A sugestão [de nós irmos ao cinema] foi dela.»
b) «A sugestão [que ela apresentou] é muito interessante.»
Será que são as duas orações adjuntos? Esta dúvida surgiu porque, omitindo as orações, concluiríamos que seriam as duas adjuntos, mas não me parece correcto.
Obrigada.
Por favor, gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra via.
Agradeço a atenção.
Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.
Gostaria de saber se toda a oração coordenada vai se ligar a outra por meio de vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada e se existe alguma exceção a este caso.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações