Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Helena Pitta Tradutora Lisboa, Portugal 9K

Gostaria que me explicassem por que razão a palavra delação não tem consoante dupla (como acção, redacção), uma vez que a vogal anterior é aberta.

Agradeço-vos antecipadamente o esclarecimento.

Ângela Fialho Estudante Lisboa, Portugal 10K

Existe diferença entre as palavras activista e militante? Se sim, como se pode diferenciar os dois termos? Obrigada.

Julio Cruz Professor Concórdia, Argentina 23K

Como explicar o(s) uso(s) do modo subjuntivo a pessoas que não são falantes nativos? Elas confundem com o infinitivo pessoal e impessoal, aliás porque nem sempre se utiliza o subjuntivo. Às vezes o pessoal utiliza o indicativo para substituí-lo.

Luís Oliveira Investigador Braga, Portugal 2K

O uso do termo procedimental(ais) é correcto?

Luís Ameixa Advogado Ferreira do Alentejo, Portugal 45K

Uma pessoa que dirige uma petição a qualquer entidade deve ser designada peticionário, peticionante, ou qualquer uma destas?

Maria Natália Amaro Recepcionista Matosinhos, Portugal 6K

Tenho uma dúvida: se, por uma questão de hifenização de um texto, precisar de separar a palavra indemnizar, devo fazê-lo de que forma?

Inde-
mnizar

ou

Indem-
nizar?

Achei este site muito interessante e espero poder usá-lo muitas vezes. Obrigada.

Sandrina Filipe Estudante Coimbra, Portugal 4K

O que se define por «qualidades crenoterápicas»?

Obrigada pela sua atenção.

Lurdes Pelarigo Professora Cartaxo, Portugal 13K

Sei que têm um nome específico os objectos, maiores ou menores, que se encontram nas bibliotecas e podemos comprar em diversos materiais, mas sempre com o propósito de lhes pôr um livro aberto em cima, para o irmos lendo, ou enquanto tiramos apontamentos. Como se chama esse objecto?

João Carlos Araújo Lisboa, Portugal 6K

Continuo a ver escrito e ouvir na televisão o emprego de «“a” senhora juiz,» como se juiz fosse um substantivo comum de dois. Ora, não foi isso que aprendi, do mesmo modo que aprendiza é o feminino de aprendiz (e não «“a” aprendiz»).

Elin Fagundes Func. pública federal Florianópolis – Santa Catarina, Brasil 24K

Desejo saber o significado e a origem da palavra barda.