Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rui Afonso Jornalista Lisboa, Portugal 38K

Numa oração, antes de um verbo no gerúndio, pode/deve ser colocada uma vírgula, ou este, por si só, serve para o efeito e permite a ausência da mesma?

Cristina Reis Formadora Porto, Portugal 4K

Será que a palavra "gestor-mor" existe? Será que a posso empregar como nelogismo?

Agradeço resposta.

Paula Correia Empresária Portimão, Portugal 8K

Qual o aumentativo de melão? Trata-se do trabalho de casa de Língua Portuguesa do meu filho que anda no 7.º ano [de escolaridade em Portugal].

Graça Martinho Médica Vila Nova de Gaia, Portugal 8K

As palavras arboredo e arvoredo substituem-se uma à outra, ou o contexto em que cada uma é usada é diferente?

Fernanda Nunes Professora Castelo Branco, Portugal 22K

Agradecia que me esclarecessem sobre o diminutivo da palavra chinês.

Já verifiquei que há uma regra que diz que as palavras que têm s mantêm esta letra — Ex.: mesamesinha; vasovasinho. As palavras que não têm s ficam com z — Ex: cãocãozinho; avôavozinho.

Não sei se se aplica sempre ou se há alguma excepção.

João Marques Tradutor Lisboa, Portugal 6K

Agradecia o vosso sempre valioso esclarecimento quanto à possível validade do uso da palavra de entre dois substantivos. Será correcto dizer-se «função seno», ou será melhor «função de seno»? E o mesmo para «luz ultravioleta/UV» ou «luz de ultravioleta/UV»...

Os meus antecipados agradecimentos.

Rui Ferreira Técnico de compras Esposende, Portugal 11K

Como se pronunciam as palavras juniores e seniores?

Eugénia Pinto Professora Espinho, Portugal 6K

É possível utilizar o termo "jardinístico"?

«A visita de estudo foi mais orientada para os aspectos paisagísticos do que jardinísticos.»

Maria Oliveira Funcionária pública Leiria, Portugal 6K

O que justifica (ou não) o emprego de hífen na formação das seguintes palavras: "homem-lobo"; "mulher-Atena", ou "mulher Atena" (mulher em que predominam características da deusa Atena)?

Obrigada.

Pedro Oliveira Estudante Guarda, Portugal 3K

Qual o nome dos habitantes/naturais da Aquitânia?

Obrigado.