Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Susana Nogueira Professora do 1.º ciclo Lisboa, Portugal 17K

Hoje, enquanto dava a minha aula, surgiu-me uma dúvida. Fui pesquisá-la, mas nenhuma das respostas obtidas era a mais sensata para uma aula com crianças. Um aluno perguntou-me qual o antónimo de inteligente. Com a pesquisa encontrei algumas respostas: estúpido, idiota, tolo... mas não considerei as mais apropriadas para dar a uma criança, que ouvindo alguma delas iria imediatamente denotar o seu significado. Alguém me saberia dar uma resposta mais coerente?

Giovana Finkler Auxiliar de cartório Toledo, Brasil 9K

A palavra objeto tem alguma regra específica para o seu uso na concordância com o substantivo?

Na frase abaixo, como devo usar objeto ou objetos?

«Nos mesmos Autos foram penhorados os imóveis objeto das Matrículas 2363 e 2589.»

Obrigada.

Cristina Vaz de Almeida Gestora de comunicação Lisboa, Portugal 18K

Agradecia a explicação da diferença entre a palavra acção e a palavra actividade.

José de Almeida Administrador executivo S. Pedro do Estoril, Portugal 11K

Mais uma vez, as minhas felicitações pelo vosso/nosso Ciberdúvidas. Sempre excelente.

Encontrei num texto proveniente de Serviços Financeiros a palavra "disciplinização". Não a encontro nos dicionários a que tenho acesso. Só: "disciplinação". Fazem-me o favor de me dizer se aquela palavra existe e, se sim, qual o seu significado?

Muito obrigado.

Elisabete Amorim Tradutora Luxemburgo, Luxemburgo 15K

Estou a realizar um projecto de terminologia e tenho algumas dúvidas relativamente à categoria gramatical dos seguintes termos. Será que são frases nominais, ou simplesmente substantivos? «Preço de compra»; «Orçamento comunitário»; «destilação preventiva»; «colheita tardia»; «Política Agrícola Comum»; «Comissão Europeia».

Agradecida pela resposta.

Maria Luiza Gomes Confeiteira (administradora aposentada) Brasília, Brasil 35K

Tenho dúvidas sobre o emprego da palavra praxe. Como devo usá-la? «É praxe dar presentes no aniversário», ou «É de praxe dar presentes no aniversário»?

Uma vez, certa pessoa, tida como grande conhecedora da nossa gramática, me disse que não se usa essa preposição antes da palavra praxe. Isso procede?

Grata pela atenção.

Manuel Ruas Médico Coimbra, Portugal 3K

Na literatura científica, em língua inglesa, começou, desde há tempos, a surgir a palavra europids. Entre nós, muitos afirmam que a podemos usar em vez de europóide ou até de caucasiano. Deve aceitar-se?

Rosário Caeiro Antropóloga Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber se Boa Morte se escreve com ou sem hífen nas seguintes situações: «Nossa Senhora da Boa Morte»; «Senhor da Boa Morte»; «Jesus da Boa Morte».

Sem outro assunto, obrigada.

Ana Henriques Auditora Porto, Portugal 4K

Diz-se «A nível geral», ou «Ao nível geral»?

Enrico Mascioletti Vendas Itália 7K

Ouvi falar, pela RTP, no programa A Hora do Sexo, com Raquel Bulha e Quintino Aires, acerca de "uma" sexy shop: «Estes artigos podem ser encontrados "numa" sexy shop

Desculpe, mas disseram mesmo "uma" sexy shop? Porque aqui na Itália, na língua italiana, sexy shop
é masculino. Em português é então uma palavra feminina? Fui procurar no
meu dicionário de português-italiano, mas não encontrei.

Agradeço desde já eventuais explicações.