Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 5K

Li algo parecido no site quanto a minha dúvida, mas não entendi, logo faço minha pergunta ainda. Tanto em «O homem comprou um carro e, dois dias depois, uma casa» e «O jovem estava doente e com vários
furúnculos», há duas orações em cada frase (uma delas elíptica) ou não? Quando posso afirmar que numa frase há duas orações, ou mais, e uma delas elíptica?

Obrigado.

João Vasconcelos Professor Lisboa, Portugal 11K

Numa dúvida fala-se de «fumar/defumar vidros» e de como há uma predominância de um termo no Brasil e de outro em Portugal. A minha dúvida é: será que no caso de «fumar/defumar os alimentos» (carnes e peixes) se verifica o mesmo. Mais, será que fumado pode ser utilizado apenas como adjectivo, ex.: «este toucinho é fumado», mas também como substantivo (normalmente plural) ex.: «os fumados produzidos pela Sicasal»?

Obrigado.

Eduardo Ribeiro Assessor Macau, China 13K

Verifiquei em dois dicionários na rede (Infopédia e Universal) que o verbo aliar não é mencionado como verbo reflexo. Não é estranho? Gostaria de saber a resposta, pois para mim o verbo é reflexo, ou pelo menos é-o em certas construções, como por exemplo: «Ela aliou-se a ele.»

Susana Fetal Professora Porto de Mós, Portugal 11K

Na pergunta «Como se classifica uma estrofe de quatro versos?», posso considerar correcta a resposta «quarteto»?

Vítor Martins Reformado Portimão, Portugal 7K

A palavra "festão" existe?

Sara Martins Professora Vila Real, Portugal 6K

Gostaria de saber se a palavra piroseira pode ser classificada morfologicamente como um adjectivo. Piroso sei que é um adjectivo, agora piroseira não consigo encontrar a classificação desta palavra.

Obrigada.

Rui Barros Estudante Paredes, Portugal 11K

Qual é o aumentativo de gota e de ruído?

Alexandra Lima Estudante Lisboa, Portugal 4K

A minha dúvida é a seguinte: o índice superior de uma abreviatura só pode ser escrito no singular ou pode ser escrito no plural? Por exemplo, escreve-se 4.º e 5.º anos ou escreve-se 4.os e 5.os anos? (leia-se as letras "os" como índice superior).

Gostaria de frisar a utilidade do site Ciberdúvidas e de felicitar as pessoas que, competentemente, para ele trabalham.

Obrigada.

Fernando Vasconcelos Professor Rio de Janeiro, Brasil 3K

Em «Capitu deixou-se fitar», o se é apassivador, ou seja, «Capitu deixou ser fitada»; sujeito do verbo no infinitivo por estar depois do verbo causativo deixar, ou seja, Capitu deixou que ela fosse fitada, ou pronome reflexivo, ou seja, Capitu deixou a si mesma fitar?

Em um livro do professor Ricardo Aquino, brasileiro, este se é reflexivo, mas não vejo assim. O que vocês acham?

Espero resposta com justificativa, por favor. Muito obrigado.

Patrício Caseiro Músico Paris, França 96K

Antes de mais, parabéns pelo site!

Gostava que me pudessem ajudar a esclarecer o seguinte: não sei se é possível usar o vocábulo "breguilha" (e/ou "berguilha"), pois no dicionário de que disponho apenas vejo braguilha.

Antecipadamente grato pela atenção e pela ajuda.