Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Adélia Silvestre Professora Porto, Portugal 5K

Há já algum tempo que começou a usar-se uma palavra que nunca tinha ouvido: "tutória"!

Esta palavra existe?

Eu sempre disse e ouvi dizer tutoria.

Obrigada.

Clara Santos Estudante Moita, Portugal 8K

É correcto dizer «ri-te», mas porque não «chora-te»?

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 5K

O uso do artigo com Flandres surpreendeu-me aqui: «A Modernidade começou na Itália e na Flandres no século XV devido ao desenvolvimento do comércio das indústrias artesanais. Tudo isto corresponde a um longo período.» É assim mesmo, «na Flandres»? Eu teria usado «em Flandres», mas só por instinto. O fato é que nunca precisei dizer isso, já que dizemos (pelo menos no Brasil) mais comumente «Bélgica», mas aí foi necessária a precisão que fizeram por conter eventos históricos relacionados a só aquela parte da Bélgica, que talvez então ainda nem pertence a dito país.

Muito obrigado pelo esclarecimento que me quiserem dar.

O sempre amigo do Ciberdúvidas,

Paula Santos Professora Paris, França 31K

É correcto dizer-se «Estou na casa do Pedro», ou dever-se-á dizer «estou em casa do Pedro»? Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a?

Ana Correia Estudante Porto, Portugal 3K

Na frase «O menino precisava de roupas novas», qual é a função sintáctica desempenhada por «de roupas novas»?

Sandra Taveira Professora Ponta Delgada, Portugal 31K

Qual é o plural da palavra algodão-doce?

Cícero Clayton Oliveira Analista de sistemas Brasília, Brasil 3K

É correto escrever «o cálculo se procede da seguinte forma...»?

 

Ana Bastos Tradutora Vila Real, Portugal 6K

Agradecia que me informassem se, em relação às teorias darwinianas, a forma correcta é «pensador evolucionário» ou «pensador avolucionista».

Marcos Cavalcanti Ortodontista Fortaleza, Brasil 11K

Como se divide silabicamente o vocábulo maisena. No Michaelis, encontra-se ma.i.se.na. Porém, no Luft, encontra-se mai.se.na. Qual a divisão correta?

Alexandre de Figueiredo Historiador Lisboa, Portugal 14K

«Desde logo» que nos últimos tempos vejo ter-se pegado um tique «desde luegado» em tudo o que é comunicação social, rádio, TV, jornais... «Desde logo» o «desde logo», que não me parece seja português mas osmose recente do castelhano idiomático «desde luego», é inserido a despropósito e sem qualquer função em contexto nas frases, quer escritas quer verbais, que no dia-a-dia «desde logo» me vou vendo obrigado a «desde logo» consumir.

A sua utilização desnecessária e intercalar na frase faz-me lembrar a utilização "prequiana" do portuguesíssimo , ou estarei enganado?

Desde logo que a par disto que desde logo vou ouvindo e lendo cada vez mais gente referindo-nos que comunica connosco «desde o Porto», ou «desde» Alguidares de Baixo, em vez de anunciar «no Porto», ou «em Alguidares de Baixo», ou «de Cebolais de Cima», o que me parece outro castelhanismo evidente (além de incoerente e feio). Mas muito agradeço que me digam de vossa justiça sobre estas duas questões, nestes tempos de iliteracia generalizada e poluição sistemática da língua e cultura portuguesas.

Muito obrigado.