A expressão «por si sós» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «por si sós»

Na Gramática da Língua Portuguesa de Maria Helena Mira Mateus et alii aparecem as seguintes construções:

1. «Por serem expressões referencialmente autónomas, os pronomes pessoais parecem formar por si sós o SD» (p. 351).

2. «Tradicionalmente designam-se como "pronomes' este tipo de palavras, dado que são expressões referenciais, constituíndo por si sós aquilo que temos vindo a designar SD.» (p. 353)

Tenho dúvidas em ambos os casos da correcção da expressão «por si sós». Será antes «por si só» sendo uma palavra invariável? Não será o uso mais adverbial do que adjectival e daí a invariabilidade de ?

Obrigada.

Júlia Ferreira Professora Vila do Conde, Portugal 6K

Essa expressão pode utilizar-se no plural, como reforço do pronome si, à semelhança do demonstrativo mesmo ou próprio, que também varia em género e número. Assim, «por si sós» equivale a «por si mesmos» ou «por si próprios» (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

No entanto, é de uso generalizado em Portugal a expressão «por si só» — ou «só por si» — como locução adverbial, com o sentido de isoladamente, e, neste caso, invariável.

Maria João Matos
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução