Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ricardo Jorge Estudante Caldas da Rainha, Portugal 3K

"Amidoplastos", ou "amiloplastos"?

Tenho dúvida da forma mais correcta de escrever, visto que vejo ambos os termos referenciados. Qual seria o de uso mais correcto? Entendo que este possa ser um termo especializado na biologia, mas a palavra correcta ser-me-ia muito útil.

Sheyla Pomaro Professora Cerquilho, Brasil 6K

Surgiu uma dúvida: temos agora, no município, homens trabalhando na cozinha das escolas; devemos chamá-los de "merendeiros"?

Grata pelas informação.

Gílson Celeirno da Silva Filho Estudante Hanôver, Alemanha 12K

Qual será a grafia correta a adotar para o termo da culinária que descreve batatas cortadas muito fininhas, como palha, e fritas: "batata-palha", ou "batata palha"? Por favor, expliquem-me o seu posicionamento.

Muito obrigado.

Ana Paula C. Estudante São Paulo, Brasil 4K

Pesquisei "desfinanciamento" em alguns bons dicionários e não encontrei tal palavra. É correto empregá-la, ou deve-se dizer "não financiamento"?

Obrigada!

Francisco Silva Docente Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se existe, em português, a palavra "rediscutir" («voltar a discutir»).

Ana Marques Engenheira Lisboa, Portugal 18K

A minha questão tem que ver com a utilização das palavras captura e captação. Qual a forma correcta a aplicar quando nos referimos a imagens? Por exemplo, imagens que estão a ser produzidas em computador: «captura de imagens», ou «captação de imagens»?

Obrigada.

Pedro Albino Informático Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber se a palavra multiusos e a palavra polivalente serão sinónimos, ou não querem dizer a mesma coisa?

Rosalina Rodrigues Professora Coimbra, Portugal 9K

Casal é um nome comum. Poderá ser considerado um nome colectivo?

Rosália Rocha Professora Porto, Portugal 10K

"Complexificar", "contemplamento": podem-se utilizar, ou não passam de erros?

Luís Sousa Informático Rio Maior, Portugal 14K

Não existe nenhum resultado encontrado para "umbreira" na Infopédia, no entanto outros dicionários igualam a "ombreira". Gostaria de saber se "umbreira" é uma palavra que ainda se pode usar.