"Amidoplastos", ou "amiloplastos"?
Tenho dúvida da forma mais correcta de escrever, visto que vejo ambos os termos referenciados. Qual seria o de uso mais correcto? Entendo que este possa ser um termo especializado na biologia, mas a palavra correcta ser-me-ia muito útil.
Surgiu uma dúvida: temos agora, no município, homens trabalhando na cozinha das escolas; devemos chamá-los de "merendeiros"?
Grata pelas informação.
Qual será a grafia correta a adotar para o termo da culinária que descreve batatas cortadas muito fininhas, como palha, e fritas: "batata-palha", ou "batata palha"? Por favor, expliquem-me o seu posicionamento.
Muito obrigado.
Pesquisei "desfinanciamento" em alguns bons dicionários e não encontrei tal palavra. É correto empregá-la, ou deve-se dizer "não financiamento"?
Obrigada!
Gostaria de saber se existe, em português, a palavra "rediscutir" («voltar a discutir»).
A minha questão tem que ver com a utilização das palavras captura e captação. Qual a forma correcta a aplicar quando nos referimos a imagens? Por exemplo, imagens que estão a ser produzidas em computador: «captura de imagens», ou «captação de imagens»?
Obrigada.
Gostaria de saber se a palavra multiusos e a palavra polivalente serão sinónimos, ou não querem dizer a mesma coisa?
Casal é um nome comum. Poderá ser considerado um nome colectivo?
"Complexificar", "contemplamento": podem-se utilizar, ou não passam de erros?
Não existe nenhum resultado encontrado para "umbreira" na Infopédia, no entanto outros dicionários igualam a "ombreira". Gostaria de saber se "umbreira" é uma palavra que ainda se pode usar.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações