Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Carla Guerreiro Professora Almada, Portugal 11K

Tenho ouvido algumas pessoas utilizarem a palavra incredibilidade num contexto que considero ser mais apropriado utilizar a palavra incredulidade. As duas formas podem ser utilizadas?

Grata pela atenção.

Rizia Moraes Estudante Engenheiro Coelho, Brasil 49K

Preciso de saber como ter certeza de que a frase: «Vire a esquerda» possui crase ou não na letra a.

Qual a regra para essa expressão?

Obrigada!

Joana Valente Estudante Porto, Portugal 38K

O que se chama a um natural do Dubai?

Obrigada.

Edson Jesus Bombeiro militar Paty do Alferes, Brasil 5K

Gostaria de saber qual é o significado da frase «no topo do ranking», ou seja, se seria «em primeiro lugar» ou se seria «no topo da lista». Na oportunidade gostaria de saber como fica a frase «também houve progresso na comunicação», quando passada para o plural.

Desde já agradeço.

Cristina Silva Estudante Porto, Portugal 8K

Gostaria de saber se há alguma regra para a posição dos pronomes possessivos como nos seguintes casos:

— «O livro é de um amigo meu.»

— «O livro é do meu amigo.»

Obrigada.

Paulo Andrade Contabilista Lisboa, Portugal 7K

Como se diz de uma pessoa que está sempre de trombas, "trombalazuda", ou "tromba lanzuda"?

Obrigado.

Maria da Conceição Escriturária Lisboa, Portugal 12K

No uso do plural majestático, numa resposta datada de 2003 sobre este tema, responderam que «quaisquer adjectivos ou particípios referentes ao sujeito devem concordar com este de acordo com o seu género e número naturais e não segundo o número gramatical do sujeito».

A minha dúvida diz respeito aos grupos que de alguma forma estejam também relacionados com o sujeito: num determinado texto, por exemplo, se nos quisermos referir aos filhos ou pais ou outra qualquer filiação, deve-se escrever «os nossos filhos», «os nossos tios» etc., ou o pronome mantém-se no singular? E quem diz os pronomes diz qualquer outra noção ou coisa respeitante ao sujeito?

Obrigado e parabéns por este sítio maravilhoso.

Fátima Pratas Professora Mafra, Portugal 5K

Qual o adjectivo a usar para referir «de saúde»; por exemplo, serviços de saúde são serviços... qual é o adjectivo adequado? Será "médicos"? Ficaria «serviços médicos».

Maria Adelaide Almeida Henrique Pinto Professora do ensino fundamental e médio São Lourenço, Brasil 68K

Como explicar aos meus ortopedistas que a palavra é femoral e não "femural"?

João Leitão Técnico da função pública Lisboa, Portugal 7K

O nome Filipa já se escreveu, presumo eu, Felipa. Porque é que mudou a grafia? Já agora, porque é que a "classe bem" ainda usa Felipa. Existe em português e é somente uma forma de se distinguirem?