Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Filipe Pereira Jurista Porto, Portugal 15K

Será correcto escrever a palavra estado quando nos referimos a um Estado em abstracto, ou seja, sem que se queira identificar um Estado concreto? Exemplo: deve-se escrever o «Estado português», mas se quisermos dizer «qualquer estado deve obedecer às normas internacionais» pode-se escrever em minúscula a palavra estado?

Obrigado pela atenção dispensada.

Solange Duarte Secretária Curitiba, Brasil 12K

Tenho dúvida quando ouço a expressão "mensalidade anual". Penso que o termo mensalidade se refere a mês. Ouvi falar que mensalidade pode se referir a algo periódico, não sendo necessariamente mensal, de forma que mensalidade poderia ser anual. Para mim fica esquisito.

Isto é correto?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 16K

O verdete do cobre chama-se azinhavre, azebre ou zinabre. Estes são os nomes que efetivamente encontro em dicionários por mim consultados. Ocorre, porém, que na minha cidade ouço somente a forma "azinabre", a qual parece ser usada também em outras partes do Brasil; todavia, não é consignada pelos dicionários. Diante disto, pergunto-vos se "azinabre" é ou não é uma forma correta e aceitável.

Muito obrigado.

Carla Piedade Jornalista/explicadora Marinha Grande, Portugal 7K

O que significa "pé-alto"?

Segue-se o contexto em que surgiu: «Sem sinais de kitsch fadista, um pé-alto de sete metros, tectos em abóbada, colunas de pedra, tem uma década de história (...).»

Maria Arménia Madail da Silva Professora Celorico de Basto, Portugal 9K

Gostaria de colocar a seguinte questão: segundo Lindley Cintra, verbos como agir e embarcar são verbos regulares, e, segundo o DT (Dicionário Terminológico), são irregulares.

Agradecia o esclarecimento.

Maria José Moura e Paula Santos Lisboa e Beja, Portugal 18K

Será lícito o uso da expressão «actividades prestadas»? Ou seja, é possível empregar o verbo prestar com a palavra actividades? Ou apenas «se prestam serviços»?

É aceitável a frase: «Renovar e diversificar as actividades prestadas aos associados, garantindo o funcionamento e a sustentabilidade da Associação, tendo em conta as novas realidades e os desafios profissionais das instituições onde trabalham»?

Maria Laço Técnica de recursos humanos Lisboa, Portugal 4K

Agradeço informação sobre onde aprender as regras gerais para abreviar palavras. Como abreviar «Administração de Pessoal e Vencimentos», de forma a não ocupar mais do que 21 espaços (em texto para Internet)?

É mais correcto «Adm. Pes. Vencimento», ou «Adm. Pessoal Vencim.»?

Grata pela atenção dispensada.

Sílvia Nóbrega Estudante Funchal, Portugal 5K

Surgiu-me uma dúvida relativamente à família de palavras de Natal? Natal: natalício, natalidade...

 

Rogério Silva Estudante Macau, China 7K

Num texto da área petrolífera, deparei-me com as seguintes frases: 1) «Foram utilizados como parâmetros na avaliação da pressão de poros os expoentes de perfuração Nx e Dxc, o comportamento de gases de formação, gases de pistoneio, de conexão e de manobra.»

O que significa «pistoneio» e, consequentemente, «gás de pistoneio»?

2) «A temperatura da lama de saída também foi monitorada, porém não pode ter muita valia, devido ao comprimento do Riser ser muito grande.»

Qual o significado de "Riser" e porque se encontra com letra maiúscula?

Muito obrigado!

Sheila Ribeiro Estudante Bari, Itália 47K

Gostaria muito de saber qual é a diferença entre pegar e apanhar, e em que casos se usa cada verbo.

Obrigada.