DÚVIDAS

A pronúncia do apelido Reis

Felicidades quanto ao excelente trabalho que fazem.

Teriam a bondade de dizer-me como se pronuncia o apelido Reis em português europeu-padrão? Eu digo [Rajš], mas, não tenho a certeza de que seja a pronúncia correcta.

Infinitamente obrigado.

Resposta

A pronúncia do apelido Reis, em português europeu-padrão, será [Rɐjʃ], muito semelhante, por exemplo, à da palavra leis [lɐjʃ] (cf. Maria Helena Mira Mateus e outros, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 994).

A diferença residirá essencialmente na pronúncia da vogal a: o consulente propõe a vogal aberta, [a], como em pai [paj] (cf. Maria Helena Mira Mateus e outros, Gramática da Língua Portuguesa, idem), mas, na verdade, deverá pronunciar a vogal média semiaberta, [ɐ], como a verificada na pronúncia da palavra cama [cɐmɐ] («Sobre a natureza fonológica da ortografia portuguesa», Maria Helena Mira Mateus, FLUL/ILTEC, 2006, p. 12).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa