«Dentro de cinco dias»
Ao dizermos «dentro de cinco dias», isso significa no espaço de cinco dias, ou precisamente o quinto dia a contar do dia em que estamos? Por exemplo, hoje é dia 30 de Abril. Se dissermos «os estudantes têm de entregar as suas teses dentro de cinco dias», a data-limite de entrega acaba no dia 5 de Maio, ou começa naquele dia?
Obrigada!
O uso de «a gente» e «as gentes»
«A gente de Melgaço é produtora de vinho verde.»
«As gentes de Melgaço são produtoras de vinho verde.»
São ambos os enunciados correctos? Porquê?
As acepções da palavra enxame
Posso falar de um «enxame de insectos», ou esse nome colectivo é específico das abelhas/vespas?
Aqui trata-se de um conjunto de bichos-paus ou bichos-folhas (insectos que imitam ramos ou folhas).
Não é no sentido de praga, mas de «ajuntamento»...
Obrigada!
O plural e a grafia da palavra escâner
Gostaria de saber qual o plural da palavra escâner, bem como a maneira mais usual de escrevê-la (scanner ou escâner).
Grata.
Ainda a palavra plugue
Já li a vossa resposta à "palavra" plugue. Contudo, não fico esclarecido se a palavra existe ou não em português. Referem casos de outros termos, mas que embora por vezes falados não existem em português ("naifa", "vacanças", etc)
Não a encontro em nenhum dicionário que consultei (como seria de esperar). Contudo, fiquei banzado com o facto de ela ser validada pela Academia Brasileira de Letras no sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Afinal plugue existe em português, ou não? É que o que é pretendido com esse termo já existe. Designa-se por ficha. Ficha que é para ligar/conectar numa tomada.
Obrigado.
Conluio
e não "concluio"
e não "concluio"
Existe a palavra concluio com o significado de «coligação»?
O uso da palavra comodato
Estará correcto o uso da palavra comodato na frase «A máquina será cedida em regime de comodato, contra consumo de detergentes», querendo com isto significar que A coloca gratuitamente à disposição de B uma máquina, para sua utilização, enquanto B adquirir a A os detergentes necessários ao seu funcionamento?
O aumentativo do substantivo cara
Qual o grau aumentativo da palavra cara?
Obrigada pela atenção.
O tocador de cavaquinho
Há uma dúvida que me tem inundado o raciocínio: quem toca guitarra é um guitarrista; quem toca bateria é um baterista; quem toca bandolim é um bandolinista, e por aí fora.
Mas o que me tem ocupado a mente é: como se denomina quem toca cavaquinho? O senso comum faz-me pensar em "cavaquista" mas fico na dúvida. Mais, até, por causa da política e da denominação dada pelos comentadores políticos aos apoiantes e seguidores de S.ª Ex.ª o Presidente da República Portuguesa, prof. Cavaco Silva.
Já agora, e como se denomina quem toca pandeireta?
Obrigado pela atenção e pela resposta.
O gentílico de Astorga (Espanha)
Os dicionários brasileiros da língua portuguesa dizem que astorgano e astorguense (ambos substantivos e adjetivos) são os gentílicos de Astorga, cidade do Estado brasileiro do Paraná. Nada dizem, entretanto, sobre o gentílico de Astorga, cidade espanhola, razão pela qual vos indago sobre qual seria o gentílico da mesma.
Muito obrigado.